Pesquisa mostra que Jerônimo Rodrigues tem maioria de apoio dos prefeitos do interior da Bahia; confira

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Eleições 2022

08 de agosto de 2022 às 08h04

 | 

Foto: Montagem/Divulgação

Imagem de Pesquisa mostra que Jerônimo Rodrigues tem maioria de apoio dos prefeitos do interior da Bahia; confira

A luta dos candidatos ao governo por apoios dos prefeitos das cidades do interior sempre é acirrada. A cada dia são anunciados novos aliados de ambos os lados e todos juram ter mais popularidade do que o outro.

Os professores Cláudio André (Unilab) e Raquel Carvalho (UCSAL) mapearam os municípios baianos e elaboraram um relatório preliminar que destrincha a preferência dos prefeitos e prefeitas, intitulado de "A Batalha dos 300".

Os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenções de voto, ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), concentram quase a totalidade dos apoios. O ex-prefeito de Salvador tem até o momento o apoio declarado de 114 prefeitos, que representa 27% do total. 

Sob influência de 16 anos de governo petista, Jerônimo conta com o apoio de 272 prefeitos, um total de 65% - mais que o dobro de Neto.

Com a benção do presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro João Roma (PL) tem 8 prefeitos ao seu lado, um total de 2%. 

Outras 23 cidades ainda estão indefinidas e devem ser cortejadas pelos postulantes nas próximas semanas.

Cláudio André é Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UFBA), Professor Adjunto de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro -Brasileira (UNILAB), Membro do Grupo de Pesquisa em Legislativo, Eleições e Democracia (LED), e também dá aula para pós-graduação na UFRB.

Psicóloga formada pela UFBA, Raquel Carvalho é Doutora em Ciências Sociais (UFBA) e coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria Política.

Apesar do resultado, o estudo reforça que este é o retrato de um momento e que estes apoios acontecem dentro da dinâmica da política. Podem ter mudanças no futuro, que devem ser comparadas em outro relatório.

"O apoio dos prefeitos ocorre dentro de uma dinâmica política efervescente que deixa espaço para “mudanças de lado”, algo que pode ser comparado futuramente com o levantamento atual", diz o relatório.

Mesmo com o rompimento do vice-governador João Leão (PP) com o grupo do PT, que levou o Progressistas para a base de ACM Neto, a maioria dos prefeitos está com Jerônimo, aponta o relatório.

Dos 93 prefeitos eleitos pelo PP no interior baiano, 55 apoiam a candidatura de Jerônimo Rodrigues e 29 a de ACM Neto. Um está com João Roma e oito ainda estão indecisos.

No caso do MDB, que fez o movimento inverso e desembarcou com tudo na base do PT, inclusive indicando o vice para a chapa (Geraldo Júnior, presidente da Câmara Municipal de Salvador), o placar está empatado. 

São seis prefeitos para cada lado. Não tem nenhum com Roma e ainda tem um indeciso.

METODOLOGIA

Foi feita uma análise completa das redes sociais, pessoas dos prefeitos e também das prefeituras, buscando identificar os apoios declarados, e utilizando mecanismos de pesquisas para procurar matérias em sites, blogs e jornais.

A pesquisa foi encerrada no dia 5 de agosto, quando foi realizada a convenção do União Brasil que oficializou a candidatura do ex-prefeito ACM Neto.

*Matéria em atualização

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM