Denúncia sobre aquisição de imóveis de irmãos de Bolsonaro será analisada por braço direito de Aras

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

26 de setembro de 2022 às 09h25

 | 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Imagem de Denúncia sobre aquisição de imóveis de irmãos de Bolsonaro será analisada por braço direito de Aras

Uma denúncia contra a aquisição de imóveis contra os irmãos de Jair Bolsonaro (PL), por suposta prática de lavagem de dinheiro na aquisição de imóveis, foi encaminhada a Procuradoria da República em São Paulo enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR). O encaminhamento frustrou aqueles que esperam que os familiares do presidente sejam investigados.

A representação foi recebida na última semana pelo gabinete da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Braço direito do procurador-geral da República, Augusto Aras, ela tem se notabilizado pelo arquivamento de apurações que envolvem Jair Bolsonaro e seus aliados.

Reportagem recente do UOL apontou que, desde 1990, o mandatário, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, 51 dos quais adquiridos total ou parcialmente com dinheiro vivo. Na quinta-feira (22), a publicação foi censurada pela Justiça a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A denúncia contra os familiares do presidente foi apresentada ao Ministério Público Federal pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Nela são citados, entre irmãos e outros parentes do presidente, Renato, Denise, Vânia, Angelo e Luiz Paulo Bolsonaro e José Orestes.

Teixeira relembra o suposto caso das “rachadinhas” envolvendo Bolsonaro e seus filhos e diz haver indícios de que os imóveis da família possam ter sido comprados com dinheiro obtido de forma ilícita.

Nenhum dos denunciados tem foro especial. Para a procuradora da república em São Paulo Ana Carolina Yoshii Kano Uemura, no entanto, a conexão dos parentes com eventuais crimes praticados pelo presidente e por seus filhos parlamentares levam a investigação à PGR.

“Já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República deixar de atuar como órgão de defesa do presidente da República e passar a exercer as atribuições que lhe foram conferidas pela Carta Magna”, afirma a advogada Priscila Pamela Santos, integrante do grupo Prerrogativas, que representa Paulo Teixeira na denúncia.

“É lamentável a subserviência de algumas instituições aos delírios autoritários e criminosos do Presidente, que durante todo o exercício de seu mandato tem praticado atos que reclamam sérias investigações e que, entretanto, tem sido recorrentemente arquivados”, diz ainda.

No início deste mês, Aras defendeu a atuação da PGR e disse que o envio de centenas de representações para que autoridades sejam investigadas são uma sabotagem. De acordo com ele, são dirigidos ao órgão representações fantasiosas, desprovidas de suporte probatório e de fundamentação legal.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM