Conheça a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil; confira programação desta quarta (12)

Foto de Marina Araújo

Marina Araújo

Salvador

12 de outubro de 2022 às 07h00

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Conheça a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil; confira programação desta quarta (12)

A padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é celebrada pelos fiéis nesta quarta-feira (12). O Portal Salvador FM te explica a história da “Maria Santíssima” e lista a agenda de missas e celebrações em Salvador.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida se inicia em 1717, após o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto.

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Após diversas tentativas mal sucedidas, o trio chegou ao Porto Itaguaçu, onde foram lançadas nas redes e apanharam uma imagem sem a cabeça. Logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida repetiram o ato, e desta vez, diversos peixes foram pescados.

Anos depois, Filipe presenteou seu filho que passou a reunir familiares e vizinhos aos sábados, para receber as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes de Nossa Senhora se espalhou pelo Brasil, até que em 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. Em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior: Basílica Velha.

Em 1904, o Papa Pio X deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Já em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi se disseminando e se construiu um novo templo: a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.

Confira a programação nas igrejas de Salvador, desta quarta-feira (12):

O Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Imbuí, em Salvador, está preparado para receber os romeiros e fiéis que participarão da festa da Rainha e Padroeira do Brasil. O templo ficará aberto durante todo o dia e os devotos poderão participar da programação, que terá início com a alvorada às 5h, seguida da recitação do Ofício da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Ao longo do dia, haverá Celebrações Eucarísticas às 6h30, às 9h30 (pelos devotos), às 12h (pelas crianças) e às 15h (pelos peregrinos). Por volta das 16h30, terá início a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo do Santuário, percorrendo a rua principal do bairro e retornando para o templo. O ponto alto será a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, às 18h, encerrando os festejos.

Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Itinga, também estará com as portas abertas nas primeiras horas da manhã do dia 12, quando serão celebradas às 7h e 10h. Por volta das 18h, os devotos participarão de uma procissão, que sairá da Matriz e seguirá para a Escola Municipal 2 de Julho, onde o bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, presidirá a Santa Missa festiva, às 19h.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM