Após ser eleito vice-governador, Geraldo Jr aguarda decisão do STF para eleição da CMS

Foto de Rodrigo Portela e Marina Araújo

Rodrigo Portela e Marina Araújo

Política

31 de outubro de 2022 às 17h21

 | 

Foto: Vagner Souza/Portal Salvador FM

Imagem de Após ser eleito vice-governador, Geraldo Jr aguarda decisão do STF para eleição da CMS

O mais novo vice-governador da Bahia, o presidente da Câmara dos Vereadores de Salvador (CMS) Geraldo Júnior (MDB), afirmou que as atividades da Casa voltarão à ativa nesta terça-feira (1º). Em conversa com o Portal Salvador FM, Geraldo ainda comentou a ação movida pelo União Brasil contra sua reeleição à presidência da CMS.

A reeleição do vereador para a presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS), no biênio de 2023-2024, foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou a realização de nova eleição para a Mesa Diretora do Legislativo da capital baiana. A decisão do ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso, foi publicada no último dia 6 de outubro deste ano.

O ministro ressaltou que reeleições “sucessivas e limitadas dos dirigentes de Poder aos mesmos cargos abrem campo ao monopólio do acesso aos mandatos legislativos e à patrimonialização do poder governamental, o que compromete a legitimidade do processo eleitoral”.

“A Câmara já foi eleita, fizemos essa eleição regimentalmente, obedecemos as etapas, e infelizmente por questões políticas, o União Brasil entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal, e essa ação está sendo discutida, ela está sub judice, e eu confio no judiciário do nosso país, na mais alta corte, em manter essa decisão e não intervir na discricionariedade no poder legislativo”, explicou o vice da chapa petista encabeçada por Jerônimo Rodrigues.

O edil ainda confirmou o retorno das atividades da Câmara Municipal para amanhã (1º). Segundo Geraldo Jr., ele só assumirá suas atividades no governo estadual em janeiro do ano que vem, acreditando no resgate da “harmonia entre os vereadores”, após o fim da campanha eleitoral.

“São dois meses, sigo na mesma missão. Vamos assumir como governador e vice-governador no dia 1º de janeiro de 2023, eu tenho que terminar esse legado de quatro mandatos de vereador, e como presidente até 31 de dezembro, seguiremos na expectativa, na luta, tentando harmonia entre os vereadores, página virada, eleição ultrapassada e o que nós queremos é servir ao povo da nossa cidade. A Câmara tem um papel muito importante, o futuro da capital passa por nós, essa será nossa missão, e amanhã vamos retomar as nossas atividades com maestria, temos projetos a serem apreciados, vamos continuar levando a Casa como destaque no cenário nacional”, completou.

Geraldo Júnior participou na tarde desta segunda-feira (31), de uma missa na Igreja do Bonfim, ao lado de Jerônimo Rodrigues, eleito o novo governador da Bahia, com mais de 52% dos votos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM