Território indígena em Porto Seguro está na lista de primeiras demarcações do governo Lula

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Bahia

04 de janeiro de 2023 às 12h17

 | 

Foto: Reprodução/Facebook

Imagem de Território indígena em Porto Seguro está na lista de primeiras demarcações do governo Lula

Uma das maiores expectativas de mudança no governo Lula (PT) se refere ao tratamento com os povos indígenas. Diferente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que prometeu não demarcar nenhum centímetro a mais de terra, Lula garantiu que vai retomar os processos que foram paralisados nos últimos anos.

A intenção de promover a demarcação de pelo menos 13 territórios indígenas foi confirmada pela ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

Várias terras já estão com documentação pronta para serem homologadas, mas dependem da celeridade da União. Em um destes territórios indígenas está situada a Aldeia Velha, da etnia Pataxó, que fica na cidade de Arraial D'Ajuda, no município de Porto Seguro, sul da Bahia.

A área tem 1.997 hectares, sendo mais de 80% dela de mata nativa e um manguezal com cerca de 10km de extensão. 

A Terra Indígena Aldeia Velha é uma dos seis territórios pataxós no sul do estado. Ela fica afastada do centro urbano de Arrail D'Ajuda e separada por uma rodovia.

Em 2011, a TI foi declarada de posse permanente dos pataxós, mas desde então a comunidade aguarda a homologação por parte da Funai e do Governo Federal. A retomada da área fez parte do processo de ocupação dos pataxós baianos na década de 1990, onde buscaram se reconstituir no território para fixar moradias e assim resistir às invasões de não-indígenas e grileiros.

No início dos anos 2000, a Aldeia Velha voltou ao território Pataxó, em um processo liderado à época pelo cacique Ipê.
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM