SSP cria Força Integrada para proteger indígenas no sul da Bahia

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Bahia

25 de janeiro de 2023 às 07h55

 | 

Foto: Vagner Souza /Salvador FM

Imagem de SSP cria Força Integrada para proteger indígenas no sul da Bahia

Após um novo episódio violento que resultou na morte de dois jovens Pataxó na cidade de Itabela, no sul da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) criou uma Força Integrada com as polícias Civil e Militar, que vai atuar para proteger a comunidade na região.

Inicialmente, as equipes serão direcionadas às cidades de Eunápolis, Itabela, Itamaraju, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz de Cabrália, onde estão os principais focos de conflito por terra.

Indígenas em processo de retomada acampam em fazendas desabitadas e acabam sofrendo ameaças e retaliações de pistoleiros contratados pelos fazendeiros locais. 

Várias áreas nesta parte do estado já foram identificadas e registradas como territórios indígenas do povo Pataxó, mas aguardam homologação da Funai para serem demarcados definitivamente. 

A Força Integrada de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais (FI/SSP) foi instituída por meio de ato oficial do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner

No entanto, a portaria é assinada pelo do comandante-geral da Polícia Militar, o Cel. Paulo Coutinho, pela Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, e pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Edson Luiz dos Reis.

Leia mais:

Pai de recém-nascido, indígena é morto após reclamar de som alto em festa no sul da Bahia

Indígenas relatam tiros e ameaças em aldeia na cidade de Porto Seguro

Indígena Pataxó é encontrado morto cerca de um mês após desaparecer no sul da Bahia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM