Integrantes do governo Lula são nomeados para conselho de empresa de gás do Rio

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

03 de março de 2024 às 09h57

 | 

Foto:  Ricardo Stuckert/PR

Imagem de Integrantes do governo Lula são nomeados para conselho de empresa de gás do Rio

Quatro integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram nomeados no final de 2023 para o Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro.

Foram nomeados os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e José Mucio (Defesa), o assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, e o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli, indicados pelo BNDES, que tem 34,55% do capital da empresa, privatizada em 1997, e cujo nome fantasia é Naturgy.

Destes, apenas Mucio, que presidiu uma empresa de energia em Pernambuco, tem alguma experiência na área. Eles participaram já de duas reuniões, em novembro de 2023 e fevereiro deste ano. Cada um recebe R$ 19.461 por mês. A nomeação de servidores para conselhos é uma prática tradicional de governos, para engordar seus salários.

Em nota, o BNDES afirmou que a legislação “não impõe como requisito a experiência prévia do conselheiro no setor específico de atuação da companhia, prestigiando, ao contrário, a diversidade”.

“As orientações de instituições especializadas são as de que a diversidade de perfis é fundamental na composição do Conselho de Administração das companhias, por permitir que as organizações se beneficiem da pluralidade de argumentos e de um processo de tomada de decisão com maior qualidade e segurança”, diz o banco.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM