Hemoba determina intervalo para doação de sangue após infecção por dengue

Foto de Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Saúde

27 de fevereiro de 2024 às 12h16

 | 

Foto: Foto Divulgação: Camila Souza | GovBA

Imagem de Hemoba determina intervalo para doação de sangue após infecção por dengue

Fundação Hemoba divulgou um guia para candidatos à doação, doadores (pós-doação) e pacientes com doenças benignas do sangue. O alerta é por conta do aumento do número de casos de dengue na Bahia, que já registra nove mortes pela doença.  

Segundo a Fundação, quem foi infectado com alguma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika ou chikungunya) deve aguardar 30 dias após a recuperação completa para realizar a doação. Caso a pessoa tenha contraído dengue hemorrágica, o tempo para doar sangue é de seis meses. Outra orientação divulgada é com relação à vacina contra a dengue: quem recebeu o imunizante deve esperar quatro semanas após a vacinação para realizar a doação de sangue, já que a vacina disponível é desenvolvida com vírus vivos atenuados.

Em meio à epidemia de dengue, é mais ainda preocupante o estoque crítico de sangue atualmente na Hemoba, pois para pacientes com suspeita de dengue grave com persistência de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos, pode haver indicação de transfusão de plaquetas, um hemocomponente essencial na coagulação de sangue. Além disso, afeta também o número de inaptos para a doação de sangue.

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM