Jerônimo Rodrigues e Éden Valadares comentam exoneração de Luciana Mandelli do IPAC

Foto de Yuri Abreu

Yuri Abreu

Política

17 de abril de 2024 às 12h41

 | 

Foto: Montagem | Divulgação/GOVBA e Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Jerônimo Rodrigues e Éden Valadares comentam exoneração de Luciana Mandelli do IPAC

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o presidente estadual do PT, Éden Valadares, comentaram a exoneração da "Número 2" da legenda no estado, Luciana Mandelli, do cargo de diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)

A medida, assinada pelo chefe do Executivo estadual, consta na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE). Mandelli estava no posto desde janeiro de 2023, quando foi anunciada pelo próprio Jerônimo. No lugar dela assume o atual chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult), Marcelo Ferreira Lemos Filho. Ele vai responder cumulativamente pelas duas funções.

“Fazer as movimentações dentro do governo é natural. O partido, junto com o secretário Bruno Monteiro, dialogou sobre a necessidade de Luciana Mandelli assumir outra missão”, disse Jerônimo Rodrigues, na manhã de hoje, durante cerimônia de autorização para o início da segunda etapa das obras de requalificação da Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa. No entanto, ele não revelou qual seria a próxima "missão" de Luciana. "Fecharemos logo de imediato o próximo ambiente em que ela irá contribuir", completou o petista.

Por sua vez, Éden Valadares disse que a saída da vice-presidente estadual do PT do cargo foi conversada com o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, e o próprio Jerônimo Rodrigues, na semana passada.

Conforme o dirigente, Mandelli teve um papel importantíssimo na reorganização do Instituto, tanto interna como externamente. "[Ela deu] protagonismo à política de museus, de patrimônio histórico, no tombamento cultural, destaco a Beleza Negra do Ilê e a cultura Hip Hop", iniciou. 

"Como quadro dirigente que é, logo assumirá novas tarefas", completou Éden, ressaltando que ela deve estar na linha de frente do projeto petista no estado.

Historiadora e militante política, ela atuou como coordenadora da campanha proporcional (deputados e senadores) durante as eleições de 2022.

Nos bastidores, no entanto, especula-se que a saída dela se deveu a embates internos com o secretário Bruno Monteiro. O IPAC, na Bahia, é subordinado à Secult, órgão do qual Bruno é titular.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM