Pacheco prevê solucionar desoneração de municípios até o recesso em julho

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Política

05 de junho de 2024 às 11h07

 | 

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Imagem de Pacheco prevê solucionar desoneração de municípios até o recesso em julho

O governo editou uma Medida Provisória, nesta terça-feira (4), o para compensar os impactos da manutenção da desoneração da folha de pagamentos de empresas e de municípios. A MP é mais um ponto do acordo entre Congresso e Executivo sobre a questão.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse esperar que a reoneração gradual para os municípios – ponto que segue em aberto – seja resolvido em definitivo até o recesso parlamentar, previsto para julho.

"A forma de reoneração [dos municípios] ainda não foi ajustada. Até o recesso espero estar com isso resolvido porque o prazo imposto pelo STF foi de 60 dias", informou o presidente do Senado.

A desoneração da folha é um mecanismo que permite as empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários, o que reduz os encargos trabalhistas dos setores desonerados. Os pequenos municípios têm o benefício de alíquota previdenciária de 8% sobre a folha de pagamentos. 

Em maio deste ano, governo e Congresso fecharam um acordo que mantém a atual desoneração. Sem a medida, os municípios e os setores produtivos teriam voltado a recolher 20% sobre a folha salarial já no dia 20 de maio.

Para os 17 setores da economia, o acerto prevê uma reoneração gradual até 2028. Mas os municípios ainda seguem sem definição quanto às alíquotas que serão aplicadas a partir do próximo ano. 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM