Justiça determina suspensão imediata do uso de veículos do transporte escolar na campanha de Nilza da Mata em Passé

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Eleições 2024

29 de setembro de 2024 às 13h38

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Justiça determina suspensão imediata do uso de veículos do transporte escolar na campanha de Nilza da Mata em Passé

A juíza da 128ª Zona Eleitoral, Andrea de Souza Tostes, determinou a imediata suspensão da utilização de veículos pertencentes à administração pública para o transporte de cabos eleitorais da campanha da atual prefeita Nilza da Mata (PSD), candidata à reeleição. 

Na representação apresentada pela Coligação São Sebastião Livre, do candidato a prefeito pelo PT, Ângelo Santana, a juíza ainda solicita a relação de ônibus e micro-ônibus próprios do Município e os locados pela prefeitura, no prazo de cinco dias, com a identificação completa dos veículos, inclusive com informações das respectivas placas. A multa é de R$ 10 mil para cada utilização indevida.

“As condutas vedadas a agentes públicos em campanhas eleitorais, previstas no artigo 73 da Lei n° 9.504/97, visam coibir o uso da máquina pública em favor de candidaturas, de modo que seja preservada a igualdade de oportunidades entre os participantes do pleito eleitoral”, anotou a juíza Tostes. 

Nilza da Mata e o seu vice-prefeito, Luciano Lago (Avante), respondem um processo na Justiça Eleitoral, após representação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-BA), que aponta prática de conduta vedada a agentes públicos durante a campanha eleitoral. Perícia do Serviço de Inteligência do Ministério Público da Bahia (MPB-BA) apontou um reajuste salarial de professores efetivos do município de 8%, mais que o dobro dos 3,65% da recomposição salarial de inflação permitido nos 180 dias antes das eleições até o dia da posse dos candidatos eleitos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM