Servidores da Transalvador fazem paralisação de 48 horas

Foto de null

Salvador

05 de agosto de 2015 às 10h37

 | 

Foto: 

Imagem de Servidores da Transalvador fazem paralisação de 48 horas

Servidores da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) iniciaram, na manhã desta quarta-feira (5), uma paralisação das atividades por 48 horas. A decisão foi tomada em assembleia na última sexta-feira (31/07). Uma reunião entre a Secretaria de Gestão e a Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram) foi realizada na terça (4) para tentar chegar a um acordo, mas os agentes do órgão mantiveram a paralisação.

No programa 'Ligação Direta' da Nova Salvador FM (92,3), o repórter Fabrício Cunha conversou com Luís Bahia - Presidente da Astram (Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município). "Não termos tido avanço na campanha salarial." Ele afirmou que o objetivo da categoria é continuar dialogando e lembrou que "os três itens principais não são financeiros" e citou o retorno dos agentes de transporte para a Semob. Ele lembrou que são necessários 1.111 agentes de trânsito mas a capital baiana só tem cerca de 600. "Precisamos de um concurso público. O último foi em 2013"

A nossa reportagem também conversou com Pedro Pires - Presidente do Sindtrans (Sindicato dos Servidores de Trânsito e Transportes do Município de Salvador e Região Metropolitana) que lembrou do "Reajuste na gratificação da educação do trânsito"

PAUTA - Uma nova assembleia está programada para esta quarta-feira, pela manhã, no pátio da Gerência de Trânsito (Gtran). O presidente da Astram, Luiz Bahia, afirmou que a paralisação foi decorrente da falta de avanço na negociação com a Prefeitura. “Mostramos 34 itens e recebemos ‘não’ na grande maioria e não tivemos previsão de resposta sobre outros itens, por isso paramos”, justificou Luiz.

Segundo o presidente da Astram, a depender do andamento da assembleia, os agentes podem fazer uma passeata partindo do pátio até a sede da prefeitura, na Praça Municipal. Os principais pontos a serem debatidos na assembleia é o retorno dos servidores da Transalvador que haviam sido transferidos para a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana); a realização de concurso público, que não ocorre desde 2003; e ajustes na gratificação. Luiz Bahia garantiu que 30% dos agentes estão em serviço para atender solicitações emergenciais. 

PREFEITURA – O secretário Alexandre Pauperio, da Secretaria de Gestão da Prefeitura, criticou a paralisação que ele julga ser “sem sentido”. De acordo com o secretário, a categoria vem recebendo aumento significante de salário: “É uma categoria que vem sendo beneficiada desde o começo da gestão. No ano passado tiveram aumento de 35% no salário, este ano de 12,9%. Mesmo assim eles têm pautas que eu considero sem sentido”. Alexandre disse que o órgão irá anotar as horas sem serviço para descontar no salário dos agentes. Sobre as reivindicações que serão debatidas em assembleia da Astram, o secretário de Gestão disse que existe um processo de negociação dos itens. Sobre os servidores que foram alojados à Semob, ele afirmou se tratar de “um cavalo de batalha, porque não houve prejuízo para eles”. Ele garantiu que já há um processo interno e que até setembro eles devem ser relocados. Sobre a realização de concursos, que não ocorrem há mais de dez anos, Alexandre disse que a Prefeitura havia feito um calendário de concursos para 2015, mas com o cenário econômico atual do país o calendário precisou ser suspenso. O secretário também criticou a cobrança de aumento salarial da classe. “Nós fizemos pesquisa de mercado em outras capitais e o que Salvador para é um dos três melhores salários do Brasil”, finalizou. 

Fonte: Ibahia e Redação LD Notícias

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM