Moradores reclamam de falta de água há 4 meses e aumento de conta na BA

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Bahia

18 de janeiro de 2017 às 13h05

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Moradores convivem com falta de água há quatro meses na Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)Moradores da comunidade de Pindobal, na zona rural de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, estão convivendo com a falta de água há cerca de quatro meses. Durante esse período, além de continuar recebendo a cobrança, a população também questiona um aumento no valor a ser pago.

Manoel Alves, agricultor da região, diz que desde setembro de 2016 a água da Embasa chega apenas uma vez por mês na residência onde ele vive. Para ter água nos demais dias, ele precisou cavar um poço artesiano a cerca de 500 metros do imóvel. De lá, a água é bombeada até chegar na caixa d’água do lavrador.

Ele também reclama que apesar da falta de água, a conta tem chegado regularmente na residência. “A taxa mínima é R$ 25. Eu pagava essa taxa antigamente, e agora que a água não está chegando eu estou pagando mais caro. Para você ver né?! Eu estou pagando pelo pecado dos outros”, desabafou o agricultor.

Como a falta de água tem atingido toda comunidade, vizinhos estão compartilhando o poço artesiano cavado por Manoel, mas ainda assim, algumas famílias precisam comprar água para suprir as necessidades. “O pouco que pode comprar, a gente compra, porque se não comprar, não acha. A gente compra água para tomar banho, para tudo”, contou outro morador da comunidade.

Um outro morador, Dilson Brito, contou que durante os quatro meses em que convive com o problema já faz algumas queixas para Embasa, mas que ouve sempre as mesmas respostas. “Dizem que vão resolver o problema e nunca resolvem. Disseram que iam mandar carro-pipa de água desde dezembro, a gente liga, liga, e até hoje espero”, denunciou.

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Em nota, a Embasa informou que o fornecimento de água em Pindobal é feito de forma alternada com outras localidades da zona rural.

De acordo com a empresa, com o calor desta época do ano, o consumo aumenta em torno de 30%, o que provoca a redução na pressão da rede de abastecimento.

A Embasa disse ainda que instalou um novo equipamento para elevar a pressão na rede de abastecimento, mas depende do fornecimento de energia por parte da Coelba para que o equipamento funcione. O G1 tentou entrar em contato com a Coelba, mas as ligações não foram atendidas.

Em relação às cobranças pelo consumo de água durante os meses em que o abastecimento não funcionou, a Embasa informou que pode fazer o cancelamento das contas dos locais que ficaram mais de 20 dias sem abastecimento.

Reprodução/G1

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