Pela Primeira Vez, Guarda Municipal Não Desfila No 7 De Setembro

Foto de null

Política

07 de setembro de 2017 às 05h50

 | 

Foto: 

Imagem de Pela Primeira Vez, Guarda Municipal Não Desfila No 7 De Setembro


[Pela primeira vez, Guarda Municipal não desfila no 7 de Setembro ]

 

A Guarda Municipal de Salvador não vai desfilar nos festejos do 7 de setembro, dia da independência do Brasil. Tradicionalmente a corporação esteve presente em todos os desfiles cívicos em comemoração à data, desde 2008 quando foi criada. No entanto, este ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) não participará com passagem de tropas no desfile. O motivo, segundo o inspetor geral, João Neto é por conta da expansão do serviço da Guarda. 
 
Porém, conforme relatos de alguns guardas ao BNews, o “real motivo é o protesto contra  o diretor Geral Maurício Rosa Lima. Os agentes informaram que a versão oficial da Guarda é inverídica e que o ato emblemático de não desfilar faz parte de uma série de ações que a instituição fará em protesto contra a gestão atual.

Conforme os agentes, as principais reivindicações são a falta de “restruturação da Guarda, interferência do diretor em ações internas que deveriam ser geridas pelo inspetor, desvio de função de alguns agentes e falta de plano de carreira”. Eles questionam ainda a gestão atual. “O atual diretor não tem competência para exercer o cargo, comete inclusive erros de operação. Ele conseguiu que toda a Guarda se rebelasse para não participar do desfile”, afirmou um dos agentes, que preferiu não se identificar. 

Em nota, “a prefeitura informou que a autarquia realizará diversas atividades durante o evento, garantindo a prestação do serviço de apoio a outros órgãos municipais, que demandam a presença de agentes para realização das suas demandas. Também atuará no reforço à segurança durante o evento”. 

De acordo com o inspetor geral, João Neto, a solicitação de apoio feita por órgãos públicos à GCM cresceu bastante, por isso o efetivo está sendo destinado às ações que irão garantir mais conforto para o cidadão.

“O reflexo dessas demandas está estabelecida em nossas estatísticas. Passamos de 589 ordens de serviço em 2013, para mais de 9 mil só em 2017”, detalhou o inspetor.  “Por um lado encaramos com tristeza a não participação direta no desfile, mas, por outro, com alegria por sabermos que estaremos inseridos em diversas atividades que irão colaborar diretamente com o cidadão”, afirmou o Inspetor, ao pontuar que o órgão conta atualmente com 1.229 agentes. 
 
A reportagem tentou contato com o Diretor Geral da Guarda Municipal, Maurício Lima, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. 
BNews///AF

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM