Cepal estima queda de 14% nas exportações da América Latina em 2015

Foto de null

Economia

21 de outubro de 2015 às 07h48

 | 

Foto: 

Imagem de Cepal estima queda de 14% nas exportações da América Latina em 2015

O valor das exportações da América Latina e do Caribe deverá diminuir, pelo terceiro ano consecutivo em 2015, e a queda será de 14%, segundo as novas projeções da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgadas nesta terça-feira (20).

O relatório Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2015 informa que as fortes quedas nos preços das matérias-primas e uma menor demanda internacional pelos produtos que a região exporta afetaram as vendas ao exterior. Em 2014 e 2013, as exportações caíram 3% e 0,4%, respectivamente.

A desaceleração da economia chinesa desde 2012 também explica a queda das exportações latino-americanas e caribenhas, especialmente nos países que mais dependem das vendas para o país asiático, ressalta o organismo da ONU. Segundo o estudo, esta nova realidade pode representar uma oportunidade para a região diversificar suas vendas para a China

O relatório indica que a queda do valor das exportações será mais aguda em países exportadores de petróleo e seus derivados e de matérias-primas. A Venezuela deverá ter uma contração de 41% nas vendas externas; Bolívia, 30%; Colômbia, 29%; Argentina e Chile, 17% e Brasil, 15%. México e América Central terão queda menor nas exportações, de 4%, por causa das vendas para os Estados Unidos, o principal destino de seus embarques.

De acordo com a Cepal, é provável que as exportações da região voltem a cair em 2016, visto que não há perspectivas de uma recuperação dos preços das commodities para o próximo ano.

A Cepal propõe que a região coloque maior ênfase no comércio intrarregional ao implementar os acordos de facilitação de comércio e na negociação em bloco com outras regiões do mundo como saídas para a crise.

“A região está em uma encruzilhada: ou segue no atual caminho restringido pelo contexto global ou se compromete com uma inserção internacional mais ativa que privilegie a política industrial, a diversificação, a facilitação de comércio e a integração intrarregional”, disse, em nota, a secretária executiva da Comissão, Alicia Bárcena

Fonte: Agência Brasil Foto: Ilustração

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM