HEC volta a realizar cirurgia cardíaca infantil

Foto de null

Bahia

01 de julho de 2015 às 11h19

 | 

Foto: 

Imagem de HEC volta a realizar cirurgia cardíaca infantil

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reabriu na última terça (30), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica. Dois procedimentos já foram feitos em bebês prematuros. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado ( Sesab), a atividade tinha sido desativada há mais de dois anos.

A primeira paciente operada, de iniciais A.V.S.S., tem 44 dias e um 1 kg. A segunda criança tem apenas 700 g. Ambas passaram por uma ligadura do canal arterial e estão internadas na unidade de terapia intensiva neonatal da unidade.

O HEC é o primeiro hospital a fazer estas cirurgias fora da capital baiana. Anteriormente, os procedimentos só eram feitos no Hospital Ana Nery e no Hospital Martagão Gesteira.

Diretor-técnico do HEC, Cláudio Oliveira conta que os procedimentos foram bem-sucedidos e que, embora as pacientes tenham sido classificadas como de alto risco, a cirurgia é simples. Ainda não há previsão de alta devido à prematuridade extrema e à cardiopatia.

"O Hospital da Criança é uma referência na região e por isso recebe muitas demandas cardíacas, que antes precisavam ser encaminhadas para Salvador. Agora, estamos recomeçando, dando os primeiros passos, e isso já é muito importante para nós", salienta Cláudio.

Meta

De acordo com informações da Sesab, o objetivo é que dois procedimentos cirúrgicos sejam feitos a cada 15 dias, com ampliação progressiva, até chegar a dez por mês. Além disso, a expectativa do órgão é que a reabertura da atividade reduza para até 30 dias o tempo de espera, que chega há meses.

"Minha meta é zerar a fila de cirurgias infantis e cardíacas no estado. Vou entregar mais dez leitos de UTI ao Hospital da Criança", prometeu o governador Rui Costa (PT) durante a assinatura da ordem de serviço do BRT de Feira de Santana, anteontem.

Em nota, a Sesab divulgou que a demanda de urgência, emergência e procedimentos eletivos nesta área tem cerca de 400 pacientes à espera em toda a Bahia. A fila chegou a ter 600 pessoas em 2012.

A Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil é a nova responsável por administrar o HEC desde o dia 1º de junho. A organização é conhecida por gerenciar o Hospital Martagão Gesteira. De acordo com a Sesab, foi realizado um contrato emergencial com vigência de até 180 dias. A liga substitui a Fundação Professor Martiniano Fernandes (IMIP), que administrava a unidade hospitalar anteriormente.

"Os motivos da substituição foram os indícios de irregularidades apontados nas visitas técnicas realizadas na unidade e, preliminarmente, pela auditoria que está em curso, cujo objetivo é realizar um encontro de contas. Entre eles, destacam-se o descumprimento de metas estabelecidas contratualmente, a redução da oferta de serviços à população e a falta de manutenção do patrimônio público sob sua responsabilidade", informa a Secretaria da Saúde da Bahia em nota.

Fonte: A tarde Foto:Reprodução/A tarde

 

 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM