No cenário mais otimista, Anvisa só aprovará vacina no fim de fevereiro, diz Rui Costa

Foto de null

Governo

08 de dezembro de 2020 às 16h53

 | 

Foto: 

Imagem de No cenário mais otimista, Anvisa só aprovará vacina no fim de fevereiro, diz Rui Costa

Imagem: Zoom/governo da Bahia

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que, no cenário mais otimista, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) só deverá aprovar no fim de fevereiro o registro de uma vacina para imunização em massa contra a Covid-19.

Em entrevista ao jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, o governador disse que a projeção foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante uma reunião virtual que está ocorrendo ao longo desta terça-feira (8).

Além dele, participam do encontro chefes de Executivo de outros estados. O impasse em torno da vacinação se dá em meio à nova aceleração da pandemia no país e no mesmo momento que outras nações já iniciaram a imunização da população, dentre as quais o Reino Unido. No Brasil, o governo federal ainda não tem até agora qualquer plano ou estratégia a respeito.

“Pelo relato do ministro e pelo tempo que ele entende que a Anvisa levará para avaliar as vacinas, ele fala que, na melhor das hipóteses, a visão mais otimista seria no final de fevereiro, para aprovação da Anvisa. Porque nenhuma das vacinas entregou 100% do material, da documentação, ainda”, declarou.

Rui Costa, no entanto, disse ter expectativa que uma eventual aprovação chancelada por órgãos reguladores da Europa e dos Estados Unidos antes do prazo estipulado por Pazuello possa adiantar o processo de regularização no Brasil.

“Vamos acompanhar se outros órgãos regulatórios aprovarão antes. Por exemplo, a Comunidade Europeia tem um órgão regulatório. Os Estados Unidos têm um órgão regulatório.

Entendo eu que, se um órgão regulatório da mesma importância que a Anvisa tem, um órgão regulatório europeu ou dos Estados Unidos aprovar, eu acho que isso pode dar celeridade para que a Anvisa, baseada na aprovação desses órgãos, possa antecipar eventual aprovação dessa ou daquela vacina no Brasil”, afirmou o governador, que diz acreditar que o governo federal vá adquirir mais de uma vacina.

Ao ser questionado sobre uma possível falta de insumos, como seringas e refrigeradores para o acondicionamento e transporte das vacinas, o governador disse que fará esse questionamento ao ministro da Saúde.

“Esse é um tema que não foi relatado pelo ministro, mas que será perguntado pelos governadores, porque é um dos problemas logísticos mais graves do que o refrigerador, porque esse nós temos condições de resolver…

São os insumos, principalmente a seringa, porque não há volume suficiente de seringa no mundo pra vacinar toda a população. Porque os outros usos da seringa continuam sendo necessários. Não dá pra deslocar 100% da seringas pra vacinação [contra a Covid-19]”, disse.

 

Bahia ba. /// Figueiredo

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM