Rui Costa critica novamente burocracia da Anvisa para liberação da vacina russa

Foto de null

Saúde

01 de fevereiro de 2021 às 16h56

 | 

Foto: 

Imagem de Rui Costa critica novamente burocracia da Anvisa para liberação da vacina russa

Foto: Fernando Vivas/GovBa 

 

O governador Rui Costa (PT) falou mais uma vez, nesta segunda-feira (1), sobre a burocracia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para efetivar a liberação da vacina russa Sputinik V no Brasil. 
Em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul, ele destacou que “ninguém quer que a vacina seja aplicada no Brasil sem o estudo da Anvisa” e esclareceu que “o que se está pedindo é que a Anvisa analise os estudos apresentados sobre a vacina”.

"Ninguém quer que a vacina seja aplicada no Brasil sem o estudo da Anvisa. Ninguém quer isso. Eu gostaria de deixar isso muito bem claro. Está pedindo para que a Anvisa analise os estudos apresentados sobre a vacina porque até agora ela se nega a analisar. Essa é a questão, porque ela exige que seja feito testes aqui no Brasil. Ou seja, quais países no mundo estão com essa exigência?", falou.

O governador disse ainda sobre a utilização do imunizante em outros países e falou que espera que Anvisa indique se a vacina é segura ou não para ser aplicada na população brasileira. Para ele, a burocracia com a questão “é algo irracional que não coloca em primeiro lugar a vida humana”. 

"Saiu hoje no The Guardian, jornal europeu que analisa aplicar de imediato tanto a vacina russa quanto a chinesa na Alemanha. Porque tá todo mundo desesperado, querendo evitar mortes. O que se espera da Anvisa é que ela diga 'a vacina é segura ou não é segura, tem qualidade ou não tem qualidade' e não que se coloque esse absurdo. Imagine se todos os países do mundo agora fizerem essa exigência, ou seja 'só vou analisar sua vacina se é boa ou ruim, se é eficaz ou não, se você fizer estudo em meu país também.' Sabe quando é que a humanidade será vacinada? No mínimo daqui há cino anos. Então é algo irracional, é algo que não coloca em primeiro lugar a vida humana, e sim coloca aspectos na minha opinião de defesa da burocracia, da corporação e não a defesa da vida das pessoas", concluiu.

Vale lembrar que a Bahia possui um acordo de prioridade para aquisição de doses com o laboratório responsável pela vacina russa.  

 

Fonte: Governo da Bahia//LC
 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM