Raissa Soares ouviu médicos que indicam tratamento precoce antes de desestimular 2ª dose de vacina 

Foto de Alexandre Galvão

Alexandre Galvão

Política

18 de agosto de 2021 às 10h23

 | 

Foto: Marcos Corrêa/PR

Imagem de Raissa Soares ouviu médicos que indicam tratamento precoce antes de desestimular 2ª dose de vacina 

Médica, bolsonarista e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares orientou, equivocadamente, a população sobre a vacinação contra o coronavírus durante uma entrevista online com um jornalista. No vídeo, Raissa, que é defensora do tratamento precoce, sem comprovação, contra a doença, afirma que tomar as duas doses do imunizante só é necessário para quem ainda não contraiu a doença. 

Em depoimento ao Ministério Público, a médica disse que adotou a medida após conversa em fórum com outros médicos – todos citados por ela defendem o tratamento precoce com remédios sem efetividade contra o Sars-Cov-2. Ainda de acordo com a doutora, ela não pode resgatar as mensagens, uma vez que apagou os grupos do telefone.

“Declarou que não é possível porque sempre esta apagando as conversas porque recebe muitas mensagens; que os grupos de discussão medica são no whatsapp, no zoom, no teans e se reúnem mensalmente, discutindo as experiências; que não sabe especificar de qual grupo ou de qual fórum saiu essa informação que a declarante repassou na entrevista com Fernando Beteti”, diz o documento obtido pelo LDNotícias.

Os médicos citados por Raissa são George Muniz, do Paraná, Guili Pech, e Márcio Marques. Todos eles ganharam notabilidade após defender o uso de remédios sem efetividade contra o coronavírus. 

Após a recomendação errada de Raissa, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu nota alertando para a notícia falsa propagada pela médica.  “Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual. A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses”, disse a pasta.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM