Verão Salvador: Turismo na Bahia demonstra crescimento neste final de ano

Foto de Brenda Lua Ferreira

Brenda Lua Ferreira

Verão Salvador

24 de dezembro de 2021 às 07h20

 | 

Foto: Brenda Lua Ferreira / Salvador FM

Imagem de  Verão Salvador: Turismo na Bahia demonstra crescimento neste final de ano

O volume das atividades turísticas na Bahia aumentou 176,5% no 2º trimestre de 2021 comparado com o mesmo trimestre de 2020, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), divulgados no final de novembro. O resultado reflete o crescimento da retomada das atividades econômicas no estado, após o período de paralisação por causa da pandemia da Covid-19. 

De acordo com o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o crescimento se justifica com as medidas que o governo do estado tem tomado no controle da pandemia. "Toda vez que a pandemia teve um incremento no número de casos, houve uma queda na atividade turística, e agora que estão diminuindo os números de contaminações e com o avanço da vacinação, o turismo volta a se recuperar". Bacelar afirma ainda que outras entidades como o Trade Turístico, também colaboram para este crescimento. 

Em Salvador, a taxa média de ocupação de hospedagem foi de 31,6% - número promissor em relação aos 13,9% do mesmo período em 2020. Vale ressaltar que, apesar dos avanços, o setor de turismo opera ainda com capacidade ociosa em relação a 2019. Durante a pandemia, 16.346 postos de carteira assinada foram suspensos.

"Nosso setor sofreu muito com a pandemia. Mas temos conseguido retomar as atividades e os empregos estão sendo paulatinamente retomados. Se olharmos nos dados, hoje o volume de pessoas contratadas é maior do que o de pessoas desempregadas", explicou o secretário.

A Bahia é o quinto estado no ranking nacional na adesão do Selo Turismo Responsável. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à covid-19. A iniciativa foi lançada em 2020, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

"Podemos dizer que o crescimento é constante. Por causa do verão, onde contamos com 1.100 km de faixa litorânea, o aumento deve ser maior de dezembro a janeiro. A nossa expectativa é que esse aumento seja muito superior à época da pré-pandemia", concluiu Bacelar. 

Veja a matéria completa abaixo: 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM