Relator propõe alíquota única para combustíveis em todo o país

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

15 de fevereiro de 2022 às 15h10

 | 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Imagem de Relator propõe alíquota única para combustíveis em todo o país

Relator do projeto que trata sobre cobrança de ICMS sobre combustíveis no Congresso Nacional, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou nesta terça-feira (15) um substitutivo ao texto, que visa a cobrança de uma alíquota única em todo o país para o setor.

Atualmente, este índice é definido por cada estado. O Rio de Janeiro é que tem a maior alíquota, com 34%. A proposta está na pauta e seria votada nesta quarta-feira (16), mas pode ser adiada para ampliar a discussão.

O ICMS incide sobre o preço dos combustíveis no estado, que é recalculado a cada 15 dias. Desta maneira, se o preço aumentar, também cresce após os 15 dias a arrecadação do imposto.

Prates, que lidera a minoria no Senado, incluiu inicialmente na proposta o diesel e o biodiesel, mas também colocou gasolina a pedido de colegas parlamentares.

Além de determinar que os Estados e o Distrito Federal definam uma alíquota única para o ICMS sobre gasolina, diesel e biodiesel, segundo o Poder360, o substitutivo também estabelece a chamada cobrança “monofásica” do imposto. Caso aprovado, em vez do ICMS ser arrecadado em várias etapas da cadeia produtiva dos combustíveis, um único ator desse mercado paga o imposto devido por todos os participantes. 7

A ideia de Prates é que essa tarefa caiba aos postos de gasolina, o que seria essencial para dar mais transparência ao preço dos combustíveis e simplificar a arrecadação.

O texto de Prates ainda pode sofrer alterações, já que os senadores terão até as 14h desta quarta-feira para apresentar emendas. O relator pode optar por acatar ou rejeitar cada uma delas em seu parecer de plenário.

Os líderes de bancada também podem pedir para votar trechos do projeto separadamente.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM