Líder do governo na Câmara nega que PT esteja incitando a violência

Foto de null

Política

08 de março de 2016 às 10h21

 | 

Foto: 

Imagem de Líder do governo na Câmara nega que PT esteja incitando a violência

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta segund-feira que as manifestações fazem parte da democracia, que todos têm o direito de se manifestar e negou que o PT esteja incitando a violência. Indagado sobre a decisão de militantes e alguns parlamentares do PT, como o distrital Chico Vigilante (DF), estarem convocando manifestações para o dia 13 de março, mesmo dia em que já foi convocada a manifestação contra a presidente Dilma Rousseff, Guimarães afirmou que não foi essa a informação repassada a ele pelo presidente nacional do PT Rui Falcão. Segundo ele, quem incita o golpe é a oposição.

- Fui informado pelo presidente Rui, que o PT não está convocando. O partido tem instâncias. Agora, se tiver manifestação espontânea, o governo vai garantir a ordem e agir ao rigor da lei, para que se respeite a livre manifestação. O direito de manifestação é sagrado. Nem nos tempos da ditadura, o PT incitou a violência, não é agora que vai fazer. Quem pratica a violência? Quem torce para o clima de instabilidade? É a oposição, que quer ganhar no tapetão. As manifestações, quando ocorrerem, seja no dia 13, no dia 18 ou no dia 31, precisam ser encaradas com normalidade - disse Guimarães, acrescentando.

- Quem pichou sede de partido não foi o PT. Evidente que há excessos num clima desses, de ambos os lados, serão corrigidos. Temos que desarmar os ânimos e buscar construir o entendimento dentro da normalidade democrática. Quem está incitando o golpe não é o governo, muito menos o PT. São outros atores da cena política. É todo dia aquela cantiga, é impeachment, é isso, é aquilo.

O líder disse ainda que não tratou com o governo sobre a possibilidade de uso das Forças Armadas para garantir a ordem nas manifestações do próximo domingo:

- Eu ouvi essa fofoca, mas não conversei sobre isso. Não tratei com o governo sobre manifestações, conversamos sobre as votações no Congresso, como conduzir o debate político aqui. Tudo mais é especulação.

Guimarães também reagiu com ironia ao ser indagado sobre a decisão da oposição de questionar o uso de avião da FAB pela presidente Dilma Rousseff para ir a São Paulo conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Referindo-se a relatório feito pelo atual governo de Minas Gerais, comandado pelo petista Fernando Pimentel, que mostra que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) usou o avião do governo mineiro para ir 124 vezes ao Rio em sete anos que governou o estado, Guimarães provocou:

- Em matéria de usar avião, o Aécio conhece muito bem em Minas Gerais.

O líder do governo também criticou o anúncio feito pela oposição de obstrução das votações no Congresso para pressionar pela instalação da comissão de impeachment. Segundo Guimarães, o próprio governo tem interesse de virar a página do impeachment, "enterrando esse morto-vivo". O líder ironizou o fato de a oposição dizer que aditará o pedido do impeachment com a delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), depois que ela for homologada.

- Nós queremos, há muito tempo, acelerar o processo de impeachment. Defendi já em dezembro. Queremos enterrar esse morto-vivo. Depois do julgamento dos embargos. A oposição adita qualquer coisa, qualquer cisco, está no papel dela. E essa obstrução das votações é prejudicial ao país. Toda semana é essa história do quanto pior, melhor. O que o PSDB quer é criar esse clima de instabilidade e de paralisia do país. Nós queremos que a Câmara funcione - disse Guimarães.

Segundo o líder, o governo está dialogando com os parlamentares sobre as matérias que estão na pauta e a decisão será tomada amanhã com os líderes aliados. Ele citou como exemplo, a negociação em torno da PEC da Saúde, com integrantes da oposição.

Foto: Reprodução

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM