Em dança entre religiões, fiéis vestem branco e homenageiam São Roque e Omolu

Foto de Rafaela Góis

Rafaela Góis

Salvador

16 de agosto de 2022 às 10h36

 | 

Foto: Leitor Salvador FM

Imagem de Em dança entre religiões, fiéis vestem branco e homenageiam São Roque e Omolu

Após dois anos sem o típico festejo que homenageia São Roque, Salvador é levada por uma maré de fiéis vestidos de brancos, que enfeitam as ruas e pedem por cura e proteção. Em uma só sintonia, a cidade irradia não somente os agradecimentos aos santos, mas é a expressão da riqueza simbólica e da diversidade do sincretismo religioso, do respeito e da tolerância às religiões e expressões culturais da capital baiana. 
 
Na manhã desta terça-feira (16), desde às 5h da manhã, fiéis caminham em celebração ao padroeiro de doenças, na região do bairro da Federação. A missa é em homenagem ao Santo Católico é de origem católica, mas também é cenário para as manifestações candomblecistas,que homenageiam o orixá Omolu.

Em entrevista a Paulinho FP, do Ligação Direta da Rádio Salvador FM, o coordenador do evento, Edmilson Sales, explicou a importância do retorno das comemorações para a manifestação religiosa e falou sobre a expectativa de pessoas no local. “Este ano temos uma expectativa muito grande, pois ficamos dois anos sem fazer a festa. Estamos esperando 10 mil pessoas circulando”, afirmou. 

Para ele, a festa é um momento de pedir pela cura. “Como devoto de São Roque e São Lázaro, para mim, representa a busca da cura. As pessoas que se dirigem aqui na igreja não pedem dinheiro, pedem prosperidade e cura”, disse ele. 

Sobre a programação do evento, que tem previsão de se estender até às 19h, o coordenador pontuou que além da missa, a procissão que sai da igreja e retorna, contará também com um espetáculo de fogos, que encerra a tradicional festa. 

Caminhada Azoany

A  Caminhada Azoany, que sai do Centro Histórico em direção ao santuário, em São Lázaro, antecede a procissão do bairro da Federação. Marcada pela união entre o cristianismo e o Candomblé, é a manifestação da tolerância entre as religiões. Além disso, a caminhada é o momento em que os candomblecistas marcham em culto a Azoany (Omulú, Obaluaê) e compartilham com os adeptos do catolicismo que reverenciam a São Roque.
 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM