Professores de Salvador denunciam “calote” da prefeitura pelo não pagamento de direitos da categoria

Foto de Luiza Nascimento

Luiza Nascimento

Salvador

02 de setembro de 2022 às 11h21

 | 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Professores de Salvador denunciam “calote” da prefeitura pelo não pagamento de direitos da categoria

Um grupo de professores de Salvador está realizando uma campanha reivindicando o direito ao pagamento retroativo correspondente à mudança de nível da categoria. De acordo com o Plano de Carreira dos Servidores da Educação de Salvador, estabelecido em 2015, os profissionais que se qualificam profissionalmente com especialização, mestrado ou doutorado na área educacional, têm o direito de receber uma porcentagem adicional.

Houve um atraso de mais de cinco anos na publicação do documento que estabelece as mudanças de nível dos professores. Em junho, a situação foi resolvida, mas mesmo após publicado, a prefeitura ainda não efetuou o pagamento equivalente.

“Eles estão se negando a cumprir o Plano de Carreira que diz que temos direito a receber o retroativo desde a abertura do processo. Estamos nos movimentando para chamar a atenção para não sermos caloteados. Eles não nos dão respostas sobre o pagamento”, explicou a coordenadora pedagógica Edivanira Pires ao Portal Salvador FM.

Foi criado um perfil no Instagram (@retroativomudancadenivelssa) para denunciar o caso e a página conta com depoimentos de personalidades como o cantor Lazzo Matumbi e os professores Ana Célia da Silva e Matheus Buente. Criado no final do mês de agosto, o perfil já alcançou milhares de visualizações e interações. Em uma ação, os professores se reuniram para doar sangue no Hospital São Rafael e levaram cartazes denunciando a situação.

A Mudança de Nível é o direito de avanço na carreira por via da qualificação profissional. Durante a gestão do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), o retroativo foi pago corretamente, assim como nos primeiros meses de gestão de Bruno Reis.

De acordo com uma publicação na página da campanha, ao ser questionado sobre a negação do direito, o Secretário de Educação, Marcelo Oliveira afirmou: "Não vamos pagar, e se discordam, coloquem na justiça!". A nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Educação Municipal, que afirmou que o direito ao recebimento do retroativo só foi conquistado no mês de junho com o surgimento de novas vagas.

Confira nota na íntegra:

"As vagas para mudança de nível  de professores e coordenadores, decorrente da conclusão de cursos de pós graduação, são limitadas. Em 2020 e 2021, preenchemos todas as vagas nos níveis de maior procura segundo o justo critério cronológico de abertura dos respectivos processos de solicitação dessas mudanças de nível. Como o número de pós graduados era maior que o número de vagas,  alguns professores não conseguiram esse avanço na carreira pois a lei é clara quando diz que, para haver a mudança de nível, teria que ter vaga no nível pleiteado. Na recente campanha salarial, incluímos no acordo com a APLB a expansão do número dessas vagas de modo a atender a essa demanda que estava reprimida, o que foi feito. Portanto, na data da abertura desses processos pelos professores e coordenadores, não havia vagas disponíveis para atender a todos, o que só veio a acontecer a partir do dia 10.06.2022, como decorrência da campanha salarial. Sendo assim, não há que se falar em pagamento de retroativo a partir da data da abertura do processo, porque esse direito só se concretizou a partir do dia 10.06.2022 com a ampliação do número de vagas nessa data."

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM