Líderes do Movimento de Resistência Camponesa são presos após protesto em Trancoso

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

16 de setembro de 2022 às 16h55

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Líderes do Movimento de Resistência Camponesa são presos após protesto em Trancoso

Três líderes do Movimento de Resistência Camponesa foram presos na última quinta-feira (15), em Trancoso, no sul da Bahia. Segundo a polícia, os homens tinham mandado de prisão em aberto e participaram da interdição de dois trechos da BA-001, que ligam Trancoso e Caraíva. 

Nesta sexta (16), eles seguem presos e devem passar por audiência de custódia.

De acordo com as polícias Civil e Militar, os mandados de prisão foram cumpridos pela suspeita dos crimes de associação criminosa, estelionato, danificação e corte de árvores de floresta de preservação permanente, poluição ambiental, constrangimento ilegal, ameaça, esbulho possessório e poluição ambiental qualificada pelo lançamento de resíduos sólidos em desacordo com as exigências legais.

As prisões aconteceram durante o protesto do Movimento de Resistência Camponesa (MRC), que ocupava ilegalmente a Fazenda Itaquera, Conjunto Rio dos Frades, em Trancoso. Na quinta, equipes da PM e da PC foram até o local para cumprir a ordem judicial de reintegração da área.

No caminho, os policiais encontraram as vias da BA-001,que dá acesso à fazenda, bloqueadas com pneus e outros materiais, que foram incendiados pelos manifestantes.

Houve confronto entre o grupo e os agentes. De acordo com os oficiais, o uso de força foi necessário porque enquanto a via era desobstruída pelas equipes, os manifestantes atiraram pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e coquetéis molotov contra os policiais.

Já mais próximos da fazenda, os militares e os manifestantes trocaram tiros. O grupo teria roubado um caminhão, o atravessado na vida, e iniciado os disparos.

Após os dois confrontos, as equipes conseguiram entrar na fazenda e iniciar o processo de reintegração de posse, que pode durar até três dias.

As pessoas suspeitas de atirar contra os policiais fugiram do local. Além dos três suspeitos, outras pessoas foram presas por desacato à autoridade durante o protesto, mas já foram liberadas.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM