Simone Tebet declara apoio a Lula no segundo turno

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Eleições 2022

05 de outubro de 2022 às 16h42

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Simone Tebet declara apoio a Lula no segundo turno

A candidata derrotada do MDB à Presidência, Simone Tebet anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (5) em um hotel de São Paulo, após um encontro com o vice da chapa petista, Geraldo Alckmin (PSB), e um almoço ao lado de Lula, na casa de Marta Suplicy na tarde de ontem (4).

Em seu pronunciamento, Simone afirmou que tem críticas a Lula, mas reconhece no petista 'compromisso com a democracia'. Tebet ainda espera que a campanha petista incorpore cinco propostas que apresentou, entre as quais a de composição de um ministério 'plural' e a poupança para jovens que concluírem o ensino médio

Simone Tebet ficou em terceiro lugar na votação realizada no último domingo (2). A senadora recebeu 4,9 milhões de votos (4,16%).

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou Simone Tebet.

Mais cedo, o MDB anunciou a decisão de liberar seus filiados a se manifestarem "conforme suas consciências".

A senadora afirmou ter pedido ao candidato do PT a inclusão de propostas que pretendem zerar a fila de vagas em creches e escolas para crianças, a implementação do ensino médio técnico em tempo integral, a proposta de poupança de R$ 5 mil para formandos no ensino médio, zerar a fila de procedimentos na saúde e aumentar repasses ao Sistema Único de Saúde, soluções para o endividamento das famílias, sancionar lei que proponha a igualdade de salário entre homens e mulheres e o compromisso com uma composição ministerial “plural”.

A parlamentar declarou também que estará, nas ruas, durante o segundo turno. "Até 30 de outubro, eu estarei na rua, vigilante. Meu grito será pela defesa da democracia e da justiça social. Minhas preces, por uma campanha de paz", disse.

Lula vai enfrentar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na votação do próximo dia 30. No primeiro turno, Lula ficou à frente de Bolsonaro, com 57,2 milhões (48,43%) contra 51 milhões de votos (43,20%).

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM