"Não é o governo que precisa da PEC, é o Brasil", afirma Lula

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Política

02 de dezembro de 2022 às 13h06

 | 

Foto: Reprodução/Twitter

Imagem de "Não é o governo que precisa da PEC, é o Brasil", afirma Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (2), em coletiva de imprensa na sede da transição no CCBB, em Brasília, que a PEC da Transição não é uma necessidade do seu governo, mas sim do país e dos que mais necessitam.

A proposta já foi protocolada ao Senado e o objetivo do governo eleito é conseguir manter o custeio do Bolsa-Família no valor de R$ 600 pelos próximos quatro anos fora do teto de gastos. Oposicionistas e políticos do centrão, contudo, querem reduzir para dois anos ou até um ano a validade da medida.

Lula evitou falar em valores, mas reiterou que a PEC é urgente para garantir o financiamento de programas considerados essenciais pelo seu mandato.

"O que me interessa da PEC é que nós já mandamos, já foi conversada com presidente da Câmara, Senado, várias lideranças [...] as pessoas sabem que não é o governo que precisa dessa PEC, é o Brasil", declarou Lula, lembrando que o texto tenta adequar o Orçamento de 2023, enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Congresso com recursos insuficientes para atender diversas áreas.

Para o petista, a intenção do atual governo é deixar um cenário de terra arrasada para quando assumir o mandato em janeiro.

"Quem deveria ter colocado a quantidade de recursos no Orçamento era o atual governo, mas ele está tirando mais dinheiro da saúde, da educação. Parece que querem deixar o país no zero para a gente começar a governar. Para mim, pode fazer toda desgraceira que quiserem, nós vamos conversar e resolver", disse o presidente eleito.

"Queremos a PEC porque precisamos investir em algumas coisas, retomar o 'Minha Casa, Minha Vida', colocar dinhero no SUS, coisas importantes para o povo brasileiro. Espero que o Congresso Nacional tenha sensibilidade de votar do jeito que nós queremos. Mas, se precisar de um acordo, também sabemos negociar', contemporizou.
 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM