Afonso Florence explica motivo de exoneração da Casa Civil

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Política

06 de janeiro de 2023 às 08h42

 | 

Foto: Vagner Souza /Salvador FM

Imagem de Afonso Florence explica motivo de exoneração da Casa Civil

A exoneração do deputado federal Afonso Florence do cargo de chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira (5), pegou muitos de surpresa - mas não o próprio petista. 

Em conversa com o Portal Salvador FM por telefone, enquanto falava do gabinete da própria pasta, Florence disse que toda a movimentação já estava prevista no "script" do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O seu retorno da licença do cargo de como deputado federal, segundo Florence, é pela relevância do seu papel hoje como líder da Oposição no Congresso. 

"Minhas atribuições como líder da Oposição hoje são muito densas, com profundidade e extensão. Tem MP's para serem votadas, vetos, projetos que alteram o orçamento. Então é meu papel, eu coordeno a oposição na Comissão Mista de Orçamento que tramita hoje", lista o deputado.

A sua nomeação para Casa Civil mesmo com a saída já programada, atendeu a uma necessidade do governo de transição de Jerônimo.

"Eu fiz dezenas de reuniões nesse período, foi muito importante. E para isso precisava formalizar a minha atuação como secretário [...] eu me licenciei lá em Brasília e tomei posse aqui porque eu tinha atribuições políticas de muita envergadura", relata Florence.

O deputado embarcaria hoje para Brasília, mas por um imprevisto só deve viajar na segunda-feira (9), quando já deve se reunir com ministros do governo Lula (PT).

Até fevereiro, ele ainda quer se reunir com assessores técnicos do senador Randolfe Rodrigues (Rede), o novo líder do Governo no Congresso.

"Se eu resolver tudo em tempo, pretendo retornar e assumir", reitera.

CONFIANÇA

O parlamentar explica, contudo, que o governo estadual não terá nenhum prejuízo neste período, já que o chefe de gabinete que assume as funções como secretário é Carlos Mello.

Ele ocupa a função de confiança da Casa Civil desde o primeiro governo de Jaques Wagner, que marcou o início da era PT na Bahia.

"Posso, elogiosamente, chamá-lo de eterno secretário da Casa Civil. Não tem sangria se eu ficar fora um mês, é um privilégio ter o Carlos", ponderou o parlamentar.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM