Negociação com partidos para segundo escalão incomoda aliados de Lula

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

19 de janeiro de 2023 às 08h51

 | 

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Imagem de Negociação com partidos para segundo escalão incomoda aliados de Lula

O atraso na nomeação dos demais cargos de segundo e terceiro escalão do governo Lula (PT) tem incomodado parte de seus aliados. Muito da demora se deve à negociação com outros partidos, visando ampliar a base de apoio no Congresso para aprovação de projetos considerados fundamentais para o mandato.    

Até o momento, ministros e presidentes de estatais só foram autorizados a nomearem auxiliares mais próximos e assessores de confiança, como secretário-executivo e Chefe de Gabinete.

A previsão inicial era que Lula anunciasse o restante dos cargos até o dia 24, mas os atos golpistas em Brasília atrasaram as negociações e frustraram os planos.

Aqueles que se mantém em cargos comissionados podem ainda impor uma resistência ao governo, como o caso do bolsonarista Luís Vannucci Cardoso, nomeado pelo ex-ministro Gilson Machado. Hoje, a ministra é Daniela Carneiro (União Brasil), a Daniela do Waguinho.

A mesma barca passou pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que nos últimos dois anos e meio ficou sob a batuta do então ministro das Comunicações, Fabio Faria, um dos mais leais ao ex-presidente. A pasta, agora chefiada por Juscelino Filho (União), substituiu os titulares da antiga diretoria por funcionários de carreira.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, orientou que a prioridade no momento seja identificar "quem é quem" nos postos mais altos para buscar um alinhamento possível.

Nas mais variadas áreas, ministros pedem que seus auxiliares conversem com todos os servidores e identifiquem possíveis nomes alinhados a Bolsonaro. A orientação é que se priorize o “quem é quem” entre os postos mais altos, seguindo uma orientação da Casa Civil, chefiada por Rui Costa.

"Tem muita gente para sair e muita gente para entrar. Essas trocas são naturais, até porque o governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o que entrou. O pensamento em todas as áreas é muito diferente. Não poderíamos conviver com os mesmos assessores", destacou Rui.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM