Sem apoio, moradores se mobilizam para realizar 'Banho de Mar' na Ladeira da Preguiça

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Entretenimento

10 de fevereiro de 2023 às 11h37

 | 

Foto: Fafá Odu

Imagem de Sem apoio, moradores se mobilizam para realizar 'Banho de Mar' na Ladeira da Preguiça

Evento que se tornou um dos mais esperados pelos foliões que moram no Centro de Salvador durante o pré-Carnaval, o Banho de Mar na Ladeira da Preguiça será realizado este ano sem apoio do poder público.

Organizado pelo Centro Cultura Que Ladeira é Essa?, a festa fantasia que termina com um banho de mar atraiu cerca de 40 mil pessoas por dia nos anos de 2019 e 2020, entrando no circuito de festas do verão soteropolitano.

"[...] por falta de patrocínio e apelos, tornou-se inviável a sua realização no formato original, fenômeno causado pelo descaso e recorrente abandono", diz a nota compartilhada na rede social do evento.

A festa foi mantida e tem início às 9h, segundo a organização para "escoamento dos produtos e serviços que foi investido", se transformando em um "evento reivindicatório".

De acordo com a entidade, o evento movimentou R$ 1, 5 milhão e ajudou diretamente cerca de 1000 famílias, com cadastramento de 50 vendedores ambulantes e impactando na valorização de artistas locais.

Segundo o comunicado, tanto o poder público, nas figuras do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, "se negam" a apoiar iniciativas que atendam à demanda cultural da cidade, conectadas à agenda de atrações.

O Centro Cultural reforça ainda o papel da festa no protesto contra o processo de gentrificação da Ladeira da Preguiça, local com vista privilegiada para a Baía-de-Todos-os-Santos.

"Mesmo diante desse enorme desafio, permaneceremos a ofertar mecanismos de diálogo para potencializar pautas salutares para a civilidade e participação social, mesmo sabendo que cabe ao Estado e Município oferecer subsídios e alternativas para implementar e elaborar métodos de financiamento onde possa fortalecer a economia solidária, criando caminhos qualificados para o cooperativismo, gerando renda, diminuindo a fome, o desemprego de forma igualitária e justa", finaliza.

Nos comentários, seguidores garantem que a festa será realizada com investimento dos próprios moradores da região mobilização de artistas independentes.

Uma 'vaquinha' virtual foi criada e até a manhã de hoje tinha pouco mais de R$ 5,2 mil em caixa. Para ajudar clique aqui.

Confira:

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM