Foliã do Ilê Aiyê destaca representatividade do bloco: ‘afirmação de identidade’

Foto de Luiz Felipe Fernandez e Luiza Nascimento

Luiz Felipe Fernandez e Luiza Nascimento

Carnaval 2023

18 de fevereiro de 2023 às 20h00

 | 

Foto: Vagner Souza / Salvador FM

Imagem de Foliã do Ilê Aiyê destaca representatividade do bloco: ‘afirmação de identidade’

Um dos principais bloco afro de Salvador, o Ilê Aiyê faz a sua tradicional saída do Curuzu na noite deste sábado (18) de carnaval. No local, admiradores estão reunidos, celebrando o momento e toda a sua importância, após os dois anos de hiato ocasionados pela pandemia de Covid-19. 

Historiadora e fã do Ilê Aiyê, Nairóbi Aguiar está animada com o retorno e expressa o seu sentimento sobre o bloco e a representatividade. “Tem a ver com a nossa afirmação de identidade. Durante muito tempo a gente teve dúvidas em relação à nossa beleza. O racismo na verdade é muito perverso, ele fez a gente acreditar que não éramos bonitos, e aí o Ilê Aiyê vem na década de 74 e coloca a negrada na rua, com suas indumentárias, com seu batom vermelho, com seus acessórios, reafirmando a nossa potência, a nossa beleza, a nossa ancestralidade”, destacou a moradora do Curuzu.

Sua história com o bloco vem de outros carnavais. Hoje com 38 anos, ela carrega essa paixão desde os 17, quando acompanhou o Ilê pela primeira vez. “De lá para cá eu me apaixonei e não deixei mais. E todo ano é a mesma emoção, é uma mistura, meu coração palpita. É maravilhoso!”, disse emocionada.

Os dois anos de pausa foram demais para Nairóbi, que confessa ter arranjado uma forma de suprir a saudade do bloco afro. “Eu vim aqui para o Curuzu, vesti a roupa com um grupo de colegas para tomar uma cervejinha. Depois a gente assistiu uma live, dançamos em casa. Mas a expectativa foi muito grande da espera e nesses dois anos a gente retoma cheio de expectativas, chega dá vontade de chorar de tanta emoção e ansiedade”, disparou.

A caráter, a foliã aproveita os primeiros momentos da festa e afirma que é só o começo e que há muito para celebrar. “Quero ficar até de manhã, chegar na avenida junto de amigos, de amigas, abraçar, porque durante tanto tempo a gente ficou sem abraçar, sorrir, celebrar a vida, celebrar a resistência do povo negro”, afirmou.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM