Professores universitários: greve há 60 dias. 60 mil alunos, servidores e estudantes mobilizados

Foto de null

Bahia

18 de julho de 2015 às 07h17

 | 

Foto: 

Imagem de Professores universitários: greve há 60 dias. 60 mil alunos, servidores e estudantes mobilizados

O Comando de Greve da ADUNEB programou a mesa redonda "Organizar para melhor enfrentar os ataques do governo na Educação". A atividade foi programada para esta sexta-feira (17), pela manhã, em frente à Secretaria Estadual da Educação, local que desde a quarta-feira (15) é ocupado por professores e estudantes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. 

O repórter Fabrício Cunha (Nova Salvador FM - 92,3) foi até o local conferir o movimento e lembrou que cada um representa a sua universidade mas tem praticamente a mesma reivindicação e são vários representantes acampados na frente da Secretaria Estadual de Educação. Eles tentaram conversar com um representante do governo do estado mas não houve uma resposta positiva do governo e por conta disso eles resolveram ocupar a frente da Secretaria Estadual de Educação.

O professor Uzeda, que representa o comando de greve da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), que é uma das quatro universidades estaduais que estão paralisadas, explicou para a nossa reportagem que os professores estão em greve há 60 dias das 4 universidades, são mais de 60 mil alunos, servidores e estudantes mobilizados. "Nós viemos aqui na quarta feira (15) para uma vigília e para uma reunião com um representante do governo. O dirigente informou que o governo mais uma mais uma vez não apresentou propostas e ainda reviu algumas propostas que havia que já havia colocado em outras rodadas de negociação. Citando outras greves e outros movimentos de anos anteriores ele aponta uma atitude recorrente. "Como ele tem sempre tem feito" e aponta que o governo chegou até a assinar um acordo por escrito e depois voltou atrás. "Isso é um hábito do governo do PT e a gente está acostumado a continuar protestando"

Ele afirmou que os representantes ocuparam a secretaria de educação, fecharam os portões e relatou que o assessor de gabinete do secretário de educação, Hilton Cunha prometeu que se eles abrissem os portões que à tarde ele encontraria com os professores e estudantes. Ele disse que o assessor disse que não se reunia com os estudantes. "Para o nosso espanto no período da tarde o mesmo Hilton Cunha disse que não se reunia com os estudantes", o que, segundo Uzeda criou um impasse muito grande, uma decepção muito grande. 

"É um governo que mente, é um governo que não negocia com as universidades". "A nossa nossa pauta foi entregue 9 de dezembro". Ele citou os pontos mais críticos: "sete por cento da receita líquida de impostos para as Universidades, nós temos promoções trancadas, direitos adquiridos no estatuto do magistério superior" que, afirma o sindicalista, o governo trancou os nossos direitos e alega que houve um aumento de verba. "Na verdade, ano a ano ele reduz o governo recursos para as universidades". "Nós estamos clamando por uma Universidade que possa realizar suas atividades fins, suas atividades meios para poder realizar pesquisa, ensino, extensão, graduação e pós graduação". Ele deixou claro que essa denúncia não é só feita pelo movimento docente, estudantes e servidores. "As terceirizadas, os vigilantes mostram precariedade". Ele cita corte de luz, telefone e que os próprios reitores, pelo menos da sua universidade que, já avisaram que nos próximos meses não tem recursos. "E o governo atende com desprezo, com negativas", justificando a reação da categoria que é lugar por verba para educação, verba pública para o ensino superior público "e o governo não tem atendido as nossas reivindicações".

Confira o vídeo do repórter Fabrício Cunha para o LD Notícias

http://www.ldnoticias.com.br/videos/11,professores-universit-rios-na-frente-da-secretaria-de-educa-o.html

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM