Projeto de lei que beneficia servidores do Estado com deficiência é aprovado em Comissão na ALBA; entenda

Foto de Yuri Abreu

Yuri Abreu

Política

24 de maio de 2023 às 10h12

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Projeto de lei que beneficia servidores do Estado com deficiência é aprovado em Comissão na ALBA; entenda

Um projeto de lei que propõe a redução de jornada de trabalho em até 50% para servidores públicos estaduais com deficiência foi aprovado, nesta terça-feira (23), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A medida também engloba os funcionários públicos que possuem cônjuge, filho ou dependente com deficiência, desde que seja comprovada a necessidade por meio de perícia médica oficial. A expectativa, agora, é que o texto seja apreciado pelo plenário da Casa.

"A aprovação do projeto é um passo importante para garantir que os servidores com deficiência tenham condições adequadas de trabalho, respeitando suas limitações e assegurando a sua dignidade. É uma medida que promove a inclusão e o respeito aos direitos desses profissionais", disse o deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), autor do projeto.

De acordo com ele, a media busca proporcionar uma maior qualidade de vida e inclusão desses profissionais, reconhecendo as particularidades e desafios enfrentados por eles no ambiente de trabalho.

Além disso, o parlamentar enfatizou que a redução da jornada de trabalho contribuirá para que os servidores com deficiência possam conciliar suas atividades profissionais com a necessidade de cuidar de suas próprias limitações ou das necessidades de seus familiares com deficiência. 

"Essa medida é um reconhecimento da importância de se promover a igualdade de oportunidades e garantir o pleno exercício dos direitos desses servidores, que tanto contribuem para o serviço público", acrescentou.

A proposta já é adotada em outros municípios e estados do país, a exemplo de Pernambuco, por meio da Lei n.º 6.123/1968. A União garante o mesmo benefício a servidores públicos federais, por meio da Lei n.º 13.370/2016, que prevê a redução de jornada de trabalho, sem compensação de horário. 

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pelo direito à redução da jornada de trabalho do servidor público que tenha filho ou dependente com deficiência.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM