Três parlamentares baianos compõem CPMI do 8 de Janeiro; veja nomes 

Foto de Alexandre Galvão

Alexandre Galvão

Política

25 de maio de 2023 às 18h01

 | 

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Imagem de Três parlamentares baianos compõem CPMI do 8 de Janeiro; veja nomes 

A Bahia emplacou três parlamentares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques de 8 de janeiro. O colegiado será presidido pelo deputado federal Arthur Maia (UB). A relatoria, por sua vez, ficará a cargo da senador Elizane Gama (PSD-MA). Além deles, fazem parte do comando da comissão o senador Cid Gomes (PDT-CE), como primeiro vice-presidente, e Magno Malta (PL-ES), sendo o segundo vice.

A comissão terá ainda entre os titulares o deputado Paulo Magalhães (PSD) e o senador Otto Alencar (PSD), ambos da Bahia. 

Inicialmente, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou contrariamente à instalação de uma CPI para investigar os atos extremistas realizados contra os Três Poderes em 8 de janeiro. Governistas resistiam à CPI por avaliarem que seria uma forma de desgastar o Executivo. No entanto, a situação mudou gradativamente com a divulgação de imagens registrada no Planalto no dia da invasão e de suposto áudio enviado pelo ex-major do Exército Ailton Barros ao ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação encaminhada ao tenente-coronel Mauro Cid, Barros sugere um golpe de Estado com as Forças Armadas depois do resultado das eleições de 2022. Governistas querem convocar os aliados de Bolsonaro nas primeiras sessões.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM