Em assembleia, agentes de trânsito reivindicam plano de carreira e convocação de concursados

Foto de Vinícius Ribeiro

Vinícius Ribeiro

Salvador

20 de julho de 2023 às 10h42

 | 

Foto: Paulinho FP - Portal Salvador FM

Imagem de Em assembleia, agentes de trânsito reivindicam plano de carreira e convocação de concursados

Agentes de transporte e trânsito de Salvador estão mobilizados nesta quinta-feira (20) reivindicando o plano de carreira e remuneração da categoria. Os servidores municipais promovem no Sindicato dos Bancários da Bahia, no Centro da capital, mais uma assembleia

"Estamos em reivindicação pelo nosso plano de carreira e remuneração, e também em relação às gratificações de produção e qualidade do ano de 2022 que está em atraso, além da convocação dos aprovados no último concurso", explicou Edilson Oliveira, vice-presidente da Astran associação dos servidores do setor (Astram) .

O Plano de Carreira é uma exigência da Constituição Federal que garante benefícios ao funcionalismo público e garantia jurídica para exercício das atividades. "Desde 2022 que estamos discutindo isso com a gestão e no início deste ano apresentamos a minuta e agora precisamos avançar para a parte de decisão. A parte técnica do plano já está madura, temos agora a matriz salarial como impasse dessas discussões e é sobre isso que estamos tratando nessa assembleia", salientou em conversa com o Portal Salvador FM. O dirigente afirma que a perda salarial da categoria, desde 2014, é de 97%.

A assembleia reuniu servidores da Transalvador e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Quadro defasado

Edilson Oliveira afirma que o atual quadro de agentes de trânsito da capital baiana está defasado, com 1.111 profissionais. "Esta é uma previsão desde 1997, então, é um quadro defasado com mais de 25 anos desse número, além da frota de veículos em Salvador ter se multiplicado ao longo desse período. Fizemos um concurso recentemente e estamos esperando esses aprovados serem convocados", disse.

Ainda segundo o representante da categoria, cerca de 250 processos de aposentadorias estão na lista de espera. "Temos uma parcela idosa que precisa ser aposentada e gerar novas vagas para oxigenar a prestação de serviço", pontua.

O grupo tem reuniões marcadas com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e, conforme Edilson, "caso não avance, há possibilidade de mobilizações futuras". A possibilidade de paralisação é descartada neste momento.  

*Com informações no local do repórter Paulinho FP

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM