Governo do Estado assina contrato para implantação de metodologia BIM em obras públicas da Conder

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

01 de agosto de 2023 às 14h05

 | 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Imagem de Governo do Estado assina contrato para implantação de metodologia BIM em obras públicas da Conder

Uma parceira entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e o Senai Cimatec vai implantar a metodologia BIM (Building Information Modeling) em projetos e obras do órgão. O objetivo é obter mais agilidade, eficiência e economia em projetos de obras do Governo do Estado, que passa a ser o primeiro do Brasil a adotar o BIM institucionalmente. 

O lançamento do contrato de consultoria especializada aconteceu nesta terça-feira (1º), na sede do Senai Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador, na presença do diretor presidente da Conder, José Trindade; do diretor Geral do espaço, Leone Andrade, além de servidores públicos e outros convidados. 

“É toda uma metodologia, todo um processo que vai facilitar, agilizar, trazer eficiência e transparência em todos os processos de construção, desde a compatibilização de projetos, passando pela eficiência, uma transparência maior nos gastos públicos, até você ter uma condição de entregar projetos mais bem elaborados para toda população. Na realidade, o Governo da Bahia já tem essa preocupação em todos os nossos projetos. E quando buscamos metodologias e inovações tecnológicas é para entregar melhorias de vida para a população de toda a Bahia”, sintetizou o diretor-presidente da Conder, José Trindade. 

O diretor de serviços e operações do Senai Cimatec, Rodrigo Vasconcelos, destacou que a instituição já tem uma experiência de dez anos sobre o assunto.

“O BIM já está instalado no nosso sistema, tanto através do nosso curso de pós-graduação e também das nossas obras. Vamos levar para a Conder um avanço na forma de construir, de projetar com uma precisão muito maior. É o que há de melhor em relação a desenvolvimento do projeto na construção civil”, afirmou. 

Salto qualitativo

Em tradução livre, BIM quer dizer Modelagem da Informação da Construção. A implementação da metodologia acontecerá ao longo de 12 meses junto aos servidores da Conder. A capacitação será realizada em estágios segmentados, e haverá também um momento para estruturar os documentos já existentes aos novos padrões. 

“Trata-se basicamente da construção digital, numa perspectiva de você poder monitorar o processo da construção física da construção digital”, explicou o gerente da área de construção civil do Senai Cimatec, Carlos Bonfim. 

Considerado o futuro do setor construtivo, o BIM facilita a criação de um ambiente colaborativo em todas as fases do empreendimento, podendo ser complementado por todos que participam do desenvolvimento do projeto, com menos erros e melhor uso dos recursos. Isso facilitará a troca de informações, correções e adaptações em qualquer estágio do projeto ou da execução, em tempo real e integrado, com a força do trabalho colaborativo, com redução de tempo recursos. 

Para o coordenador do BIM na Conder, Douglas Brito, a metodologia representa um salto de qualidade na forma que os projetos são criados.

“Os projetos passam a ser elaborados de forma mais inteligente. Cada elemento, cada informação é parametrizada, então ela é facilmente ajustada, alterada, fornece insumos para orçamento, para acompanhamento de obras. Então, o BIM consegue apoiar todo o projeto, desde a parte de elaboração, orçamento, a parte da realização das obras até a entrega do empreendimento”, detalhou o servidor.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM