Suspensa liminar que fixava 15 dias para obras no zoo

Foto de null

Salvador

29 de junho de 2016 às 07h50

 | 

Foto: 

Imagem de Suspensa liminar que fixava 15 dias para obras no zoo

A desembargadora  Heloísa Graddi, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), suspendeu a liminar que obrigava o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - o zoológico de Salvador - a adotar, em 15 dias, medidas de reestruturação para evitar o fechamento.

A Justiça havia acatado, em abril deste ano, 18 normas para a conservação do zoológico. O pedido de liminar foi ajuizado pelo Ministério Público   (MP-BA), pela promotora de justiça Patrícia Khaty Medrado.

O TJ-BA esclareceu que a decisão da desembargadora Heloísa Graddi suspende os efeitos da liminar concedida anteriormente e o processo de cessação segue os trâmites para o julgamento.

Entre as determinações estão a revisão de todas as instalações elétricas do zoológico, a reconformação do piso em concreto intertravado nos locais danificados e a criação de um plano de acessibilidade.

O objetivo é adequar o parque aos parâmetros nacionais de sinalização, rotas de fuga, áreas de descanso, corrimões e sanitários.

Reformas

O procurador-geral do estado, Marcos Sampaio de Souza, explica que a liminar foi cessada porque o zoológico já concluiu parte das ações deliberadas. "As medidas estão sendo tomadas há um  tempo. A maior parte das  reformas já foi feita. A readequação do vidro no setor de primatas, por exemplo, já foi feita. O vidro no espaço de felinos e o gradil estão em  execução", pontuou.

Souza acrescentou, ainda, que as resoluções restantes estão em curso. "Não é um processo instantâneo. Trata-se de uma demanda que requer tempo e investimento", ponderou.

O impasse entre a liminar e sua suspensão foi motivado pelo tempo de execução das metas. A decisão estabelecia o prazo de 15 dias para conclusão dos serviços, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a serem revertidos para o Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Funcionamento

Apesar dos entraves, o parque zoobotânico  continua operando normalmente. Aberto das terças-feiras aos domingos, o horário de funcionamento é das 8h30 às 17h. Às segundas-feiras é feita a manutenção do espaço, por isso não há visitação.

Taiane Maiara, 28 anos, passeava pelo espaço com os filhos, na tarde desta terça-feira, 28, e atestou melhorias. "Acho que as instalações estão melhores agora. Modificaram a pracinha. A parte de vidro ficou bem melhor também. As crianças têm a sensação de estar próximas dos animais", descreveu.

(Fonte: A Tarde)

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM