Estreia nacional do documentário espanhol Resistências traz Jean Wyllys e Débora Diniz a Salvador nesta sexta-feira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Entretenimento

08 de novembro de 2023 às 16h35

 | 

Foto: Montagem | Divulgação

Imagem de Estreia nacional do documentário espanhol Resistências traz Jean Wyllys e Débora Diniz a Salvador nesta sexta-feira

A pandemia da desinformação, a violência política e a ascensão da extrema-direita no mundo são grandes desafios atuais que tem algumas respostas no documentário espanhol Resistências: arte e palavras para combater a difamação política. A série de cinco episódios estreia nacionalmente em Salvador, nesta sexta-feira (10), às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Central, nos Barris, com a participação do ex-deputado federal, jornalista e escritor, Jean Wyllys, e da antropóloga Débora Diniz. 

A estreia nacional é fruto de uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador e a plataforma openDemocracy, responsável pela série documental espanhola. Após a exibição do documentário, os protagonistas participam de um debate. Estarão presentes, além de Jean Wyllys e Débora Diniz,  o coreógrafo Wagner Schwartz, a filósofa e escritora Márcia Tiburi; a diretora da série, Cristina Juliana Abril, e o produtor e jornalista Francesc Badia, ambos espanhóis.

Com episódios entre 15 e 20 minutos de duração cada, Resistências conta as histórias de quatro intelectuais e artistas de destaque na esfera pública brasileira, que foram vítimas de ódio político em seu país de origem e que, mesmo em exílio em diferentes lugares do mundo, seguiram lutando para sobreviverem à violência da difamação digital e pensando formas de enfrentá-la politicamente.

Todos os protagonistas foram vítimas das chamadas fake news, da tentativa de assassinato de suas reputações e das ameaças de morte, no final de 2018. Filmado entre 2021 e 2022, nas cidades de Barcelona, Paris, Nova York e Londres, lugares em que viviam os diferentes exilados, Resistências estreou com sucesso de público e de crítica no exterior.

Na última semana, Jean Wyllys esteve na capital baiana reunido com o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego, e o produtor espanhol Francesc Badia, ajustando os últimos detalhes para a exibição do filme e o debate. O apoio ao projeto também integra as ações do instituto no fortalecimento e promoção da cultura espanhola em todo o mundo. 

“Este é um tema de repercussão global, com as questões centrais afetando a população de todos os países do mundo, por isso entendemos como fundamental promover não apenas a exibição do filme, mas o debate. Realizar a estreia nacional desta série documental em Salvador e na Bahia também é muito importante para nós”, afirma o diretor do Instituto Cervantes, Daniel Gallego.

“Trata-se de um documento emocionante e politicamente muito potente sobre um tema que hoje assombra o mundo e que ameaça artistas, intelectuais e políticos em toda parte: a desinformação com fins de assédio, silenciamento, assassinato de reputações e desumanização. Vejamos, por exemplo, o papel que este mal está jogando nas guerras da Ucrânia e no Oriente Médio”, explica o jornalista Francesc Badia, idealizador e produtor da série.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM