Durante reunião comandante geral da PM traça metas e fala sobre ações no estado

Foto de null

Bahia

14 de julho de 2016 às 17h45

 | 

Foto: 

Imagem de Durante reunião comandante geral da PM traça metas e fala sobre ações no estado

Durante reunião comandante geral da PM traça metas e fala sobre ações no estadoDurante reunião comandante geral da PM traça metas e fala sobre ações no estadoO comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão, esteve na manhã desta quinta-feira (14), em Feira de Santana, e participou junto com o coronel Adelmário Xavier, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), de uma reunião para traçar metas.

No encontro participaram também policiais das Companhias Independentes 64ª, 65ª, 66ª e 67ª; além das Companhias Especializadas: Rondesp Leste, Batalhão de Guarda, Esquadrões Montada e Asa Branca.

O comandante geral Anselmo Alves destacou que a visita faz parte do plano de metas e de uma ação da PM chamada de “O comandante vai até você”. De acordo com ele, a iniciativa tem o objetivo de ouvir a tropa, trazer mensagens sobre as ações, o plano de trabalho que está sendo executado, tirar dúvidas e dialogar de forma geral.

Para ele, Feira de Santana tem um caráter especial, onde o comando regional tem 100 cidades e o maior número de companhias independentes.

Questionado sobre o número e a situação dos polícias militares na Bahia, o comandante geral informou que desde que assumiu o comando, aproximadamente 3.800 policiais entraram na PM. 

“O ideal é que na proporção que os policiais fossem aposentando, fossemos fazendo a reposição. Desde quando assumi, nós já estamos com 3.800 policiais que entraram. Temos uma demanda muito grande de policiais aposentados e o governador Rui Costa já está sinalizando para abrir um novo concurso. Estamos aguardando apenas melhorar a situação do estado e acredito que entre esse ano e o ano que vem teremos uma quantidade boa de policiais militares”, pontuou.

Índices de violência e drogas

A questão das drogas, segundo o comandante geral, é um problema que contribui consideravelmente para o aumento da violência. Além disso, ele relatou que os índices de violência nas cidades do interior tem reduzido, principalmente de ataques a bancos, devido ao mapeamento, monitoramento e a prisão das quadrilhas.

“Hoje a Bahia se destaca em redução de algumas ocorrências, mas tem algumas coisas que têm aumentado a violência, especialmente a questão das drogas. O consumo de drogas tem aumentado muito e em uma categoria que a gente nunca tinha visto. A droga é uma questão que a polícia faz o controle, prende o traficante, mas se tem consumidor dificulta a nossa ação. A situação das cidades do interior em relação aos ataques a bancos, a Bahia, comparada com outros estados está na frente. Esse ano reduziu em 59%. As quadrilhas hoje estão sendo mapeadas, monitoradas. O crime está sendo tratado da forma como ele deve ser com combate, com inteligência e acima de tudo com prevenção”, afirmou.

O comandante geral Anselmo Alves disse também que a Polícia Militar, através das suas tropas especializadas, vem fazendo um trabalho com a Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais, buscando combater a entrada de armas e a ação de traficantes.

Ele contou que o armamento pesado que chega aos bandidos geralmente é facilitado através das fronteiras com outros estados e não é constante a Polícia Militar entrar em confronto com bandidos em posse de fuzis, como ocorreu na noite de quarta-feira (12), em Simões Filho. Existem tropas da polícia especializada que ficam responsáveis por esse trabalho caso haja necessidade.

“A questão do armamento é muito relativa. Nós não somos policiais de enfrentamento de guerra e não é constante a gente estar trocando tiros com bandidos com fuzis. O nosso papel é o policiamento preventivo usando armas convencionais que nós usamos no dia a dia. São elas: a pistola, o revólver, a arma ponto 40 e ponto 30. O fuzil é uma arma de guerra de uso de tropas especializadas e é justamente com as tropas especializadas que esses bandidos tem feito confronto. Com a tropa especializada tem acontecido, mas não com frequência e a gente tem dado suporte”, finalizou.

Na tarde de hoje, o comandante geral segue também para o município de Santo Estevão e vai se reunir com o policiamento da 57ª Companhia Independente.

Reprodução/Acorda Cidade

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM