Adab cria Comissão Técnica Regional para discutir ações de prevenção à Monilíase do Cacaueiro

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Bahia

23 de julho de 2024 às 07h51

 | 

Foto: Divulgação/Ascom Adab

Imagem de Adab cria Comissão Técnica Regional para discutir ações de prevenção à Monilíase do Cacaueiro

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Câmara Setorial do Cacau da Bahia promoveram uma reunião no Centro de Convenções de Ilhéus, para discutir ações de prevenção da Monilíase, praga que ameaça a cacauicultura brasileira. O encontro ocorreu no último sábado (22).

Não há registro de casos na Bahia, mas a doença, que atinge o fruto em qualquer fase do seu desenvolvimento, está presente em todos os países produtores na América Latina e, no Brasil, nos estados do Acre e Amazonas.

Pará e Rondônia entraram em emergência fitossanitária em virtude do aumento dos riscos de dispersão da praga para suas áreas, que não registram a presença da doença.

No encontro em Ilhéus, durante o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, anunciou a criação de uma Comissão Técnica Regional para tratar do tema, além da elaboração de um Plano Estadual Emergencial, sob a coordenação do Projeto Fitossanitário de Prevenção à Monilíase da agência baiana.

“São medidas preventivas para que a praga não avance em outras regiões produtoras de cacau. A comissão técnica vai se reunir uma vez por mês para discutir novas etapas e ações para a prevenção da monilíase do cacaueiro”, explicou Luz. Ainda segundo o diretor-geral, o próximo encontro ficou marcado para 30 de agosto, em Itabuna.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM