Após acordo, Alba aprova projeto do Executivo que prevê renegociação de dívidas do ICMS

Foto de Aparecido Silva

Aparecido Silva

Política

06 de agosto de 2024 às 16h07

 | 

Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Após acordo, Alba aprova projeto do Executivo que prevê renegociação de dívidas do ICMS

Na primeira sessão ordinária realizada após o recesso parlamentar de julho, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira (6), o projeto de lei encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) que institui o Programa de Pagamento e Parcelamento Incentivado, conhecido como Refis. O programa trata de débitos fiscais relacionados ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Com trabalhos conduzidos pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), a votação ocorreu após acordo entre os líderes Rosemberg Pinto (PT), da bancada governista, e Alan Sanches (UB), da ala oposicionista. O projeto nº 25.428/2024 teve como relator o deputado Tiago Correia (PSDB), que apresentou parecer favorável à aprovação da proposta. “É uma matéria que alivia, de forma considerável, os contribuintes que enfrentaram a pandemia e ainda passam por problemas estruturantes atualmente”, explicou.

O deputado Hilton Coelho (Psol) foi o único parlamentar que manifestou voto contrário ao texto do Executivo. Ele argumentou que sua posição é decorrente de uma conversa que teve com a categoria dos auditores fiscais do estado. “Em 12 anos, esse é o nono Refis que a Bahia faz. Entendemos que isso  pode estimular a deseducação tributária, pois empresas podem estar postergando compromissos no aguardo do próximo programa”, alertou.

O programa de refinanciamento de dívidas do ICMS aprovado estabelece que os débitos podem ser pagos com redução das multas por infrações e dos acréscimos moratórios com até 95% de desconto, caso o pagamento seja à vista. Para parcelamentos de duas a 12 vezes, mensais e sucessivas, a redução pode chegar a 90%. No caso de 13 a 24 parcelas, a redução é de até 85%.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM