Professores de Universidades Estaduais da Bahia rejeitam proposta salarial do governo e anunciam paralisação

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

17 de agosto de 2024 às 09h02

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Professores de Universidades Estaduais da Bahia rejeitam proposta salarial do governo e anunciam paralisação

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) decidiram rejeitar a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo do Estado e aprovaram uma paralisação de 24 horas para a próxima segunda-feira (19). A decisão foi tomada em assembleias realizadas nesta semana nas quatro instituições: UNEB, UEFS, UESB e UESC.

A assembleia da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) aconteceu na última quarta-feira (14), em Salvador. Segundo Clóvis Piáu, Coordenador Geral da ADUNEB, apesar de um avanço nas negociações, a oferta do governo foi considerada insuficiente. "O governo se comprometeu a repor a inflação dos próximos quatro anos, o que é positivo. No entanto, a proposta de recompor os salários defasados em quase 35% com apenas 1% ao ano por quatro anos causou indignação entre os professores", afirmou Piáu.

João José Borges, Coordenador de Comunicação da ADUNEB, criticou a proposta do governo, apontando que a situação fiscal do Estado permite uma oferta mais justa. "Com uma das melhores situações fiscais do país, o governo poderia ser mais generoso na recomposição salarial. Não podemos aceitar 1% como uma proposta digna, especialmente considerando que o governador Jerônimo Rodrigues vem de uma universidade estadual", argumentou Borges, ressaltando que o governo tem uma margem segura para atender às reivindicações dos docentes.

Na segunda-feira (19), dia da paralisação, os sindicatos orientam os professores a realizarem atividades de mobilização em todas as cidades com campi das UEBAs. Em Salvador, a mobilização inclui um café da manhã e panfletagem em frente ao pórtico da UNEB, no bairro do Cabula, a partir das 9h.

Também na segunda-feira, representantes dos professores e do governo se reunirão novamente para negociar. A reunião está marcada para as 14h30, na Secretaria Estadual da Educação.

Além da paralisação, os professores das UEBAs aprovaram uma nova contraproposta salarial, que será apresentada ao governo. A categoria reivindica a recomposição das perdas inflacionárias do ano anterior, com base nos índices do IPCA, acrescida de um reajuste de 4,5% a ser pago a partir de 1º de janeiro pelos próximos três anos. Outras demandas incluem a resolução de questões como promoções e progressões paradas, a implantação das mudanças de regime de trabalho pendentes e o fim da lista tríplice para a escolha de reitores e reitoras.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM