Salvador sedia até sábado Conferência da Diáspora Africana nas Américas

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

29 de agosto de 2024 às 12h23

 | 

Foto:  Feijão Almeida/GOVBA

Imagem de Salvador sedia até sábado Conferência da Diáspora Africana nas Américas

Com a maior população negra fora da África, Salvador sedia desta quinta-feira (29) até sábado (31) a Conferência da Diáspora Africana nas Américas. O evento, realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), reúne especialistas e autoridades.

Organizada pela União Africana e pelo governo do Togo, em parceria com os governos federal e estadual, a conferência tem uma programação focada em debates sobre pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução. O objetivo principal é criar um espaço de diálogo sobre desenvolvimento econômico, justiça social e cultura, promovendo cooperação entre as Américas e a África.

A mesa de abertura contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey, da secretária da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), e Margareth Menezes (Cultura), além do Reitor da Ufba, Paulo Miguez. Os debates iniciais focaram em políticas de reparação e na valorização das contribuições africanas para a formação do Brasil.

Durante a abertura, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou a importância do evento para as políticas de reparação no Brasil: "estamos aqui para construir pontes entre o Brasil e a África, reconhecendo as cicatrizes da escravidão e avançando rumo a um futuro mais justo. Esta conferência é um marco para fortalecer nossas identidades e a luta por igualdade".

Já Ângela Guimarães, secretária da Sepromi, destacou Salvador como um lugar emblemático para essas discussões: "Salvador é uma cidade onde as raízes africanas estão presentes em cada esquina. Aqui, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e a valorização da herança africana".

Herança 

A conferência reflete o compromisso do Brasil com a valorização da herança africana. Segundo o ministro Silvio Almeida, o evento representa uma oportunidade para consolidar o país como protagonista nessas questões. "Esta conferência é um marco em nossa trajetória por uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos aqui para avançar em políticas concretas de reparação histórica e justiça social", afirmou.

O professor Euclides Santos aguardou, ansiosamente, pela conferência. Para ele, a escolha de Salvador como sede é estratégica para reafirmar o protagonismo da cidade na preservação do legado africano. "Salvador é um espaço essencial para ações que promovam a restauração do processo civilizatório africano. Precisamos aproveitar este momento para expandir as políticas públicas que garantam à população negra o acesso a direitos historicamente negados", declarou.

Além das discussões, a conferência serve como etapa preparatória para o 9º Congresso Pan-Africano, que será realizado no Togo, de 29 de outubro a 2 de novembro de 2024, com o tema "Renovação do Pan-Africanismo e o Papel da África na Governança Global".

Programação

A conferência terá uma programação variada ao longo dos três dias. A abertura oficial nesta quinta-feira (29) inclui apresentações culturais e palestras de Gnaka Lagoke, Helena Theodoro e Thula Pires. No dia 30, o evento segue para o Hotel Wish, com rodas de conversa e a plenária para aprovação da Carta de Recomendações.

No último dia, 31 de agosto, as atividades acontecem no Centro de Convenções de Salvador, incluindo a abertura do segmento ministerial, a celebração do Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes e a entrega da Carta de Recomendações pela sociedade civil. O evento é encerrado com debates sobre reparação e valorização da herança africana.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM