Ambulantes são presos em Salvador por instalar aparelhos ortodônticos na rua com uso de alicate de unha

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Polícia

04 de setembro de 2024 às 15h35

 | 

Foto: Reprodução/TV Bahia

Imagem de Ambulantes são presos em Salvador por instalar aparelhos ortodônticos na rua com uso de alicate de unha

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (4), no bairro da Liberdade, em Salvador, por oferecerem serviços odontológicos de forma ilegal. A dupla realizava os procedimentos em uma banca de madeira, utilizando materiais inadequados, como alicate de unha e pinça.

Os serviços ilegais eram oferecidos na rua Lima e Silva, um dos principais pontos de comércio popular em Salvador. Um cartaz exposto na barraca listava os procedimentos realizados, que incluíam:

- Borracha para aparelho ortodôntico;
- Ferrinho de aço;
- Colocação e remoção de aparelho;
- Limpeza de aparelho;
- Manutenção de aparelho;
- Colocação de piercing.

A operação que resultou nas prisões foi realizada em conjunto pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA). O material odontológico encontrado nas barracas foi apreendido. Os suspeitos, identificados como Ubiratan Silva Souza e Robson Araújo, foram levados à delegacia para prestar depoimento e devem responder ao processo em liberdade.

Segundo o CRO-BA, sem contar com as prisões de hoje, cinco pessoas já foram detidas na Bahia em 2024 por exercício ilegal da odontologia. A pena para esse tipo de crime pode variar de seis meses a dois anos de prisão.

A Associação Brasileira de Odontologia alerta para os graves riscos à saúde causados por procedimentos odontológicos realizados por pessoas sem capacitação e sem os cuidados necessários de higienização. Esses riscos incluem problemas na mastigação e até a perda dos dentes.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM