Ex-policial alvo da operação El Patrón é condenado a cinco anos de prisão por tráfico de drogas

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Justiça

11 de setembro de 2024 às 17h01

 | 

Foto: Humberto Filho/Cecom Imprensa

Imagem de Ex-policial alvo da operação El Patrón é condenado a cinco anos de prisão por tráfico de drogas

A Justiça condenou o ex-policial militar Josenilson Souza da Conceição a cinco anos de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia como resultado da operação El Patrón, deflagrada em 7 dezembro de 2023, quando foram encontrados mais de nove quilos de cocaína em sua casa durante o cumprimento dos mandados, resultando na prisão em flagrante. 

O ex-policial também foi preso preventivamente à época com mais cinco pessoas denunciadas pelos crimes de lavagem de dinheiro, receptação e agiotagem. No total, 15 foram denunciados na operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA, Polícia Federal, Receita Federal e pela Força Correicional Integrada da Secretaria de Segurança Pública (Force/Coger/SSP). 

De acordo com o Ministério Público baiano, Josenilton foi exonerado após a El Patrón e ainda responde por duas ações penais decorrentes da operação. Atualmente, ele se encontra preso em unidade de segurança máxima no Município de Serrinha, e responde a um terceiro processo penal por crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Em sua decisão, a juíza de direito Marcele de Azevedo Rios Coutinho definiu a pena de cinco anos de prisão pelo crime de tráfico de drogas para cumprimento em regime inicial semiaberto. No entanto, a magistrada frisou que o direito de recorrer em liberdade não implicará a soltura, pois o ex-policial possui outro mandado de prisão relativo aos crimes apurados na operação El Patrón.

Na defesa, o réu alegou que não residia no local em que a droga foi encontrada e negou ter relação com a mala que continha o entorpecente. No entanto, a juíza argumento que a prova testemunhal e a perícia produzidas atestaram o contrário."Além das declarações das testemunhas no sentido de que localizaram pertences pessoais do réu no imóvel, a perícia papiloscópica produzida no material ilícito ali encontrados atestou a presença de suas impressões digitais, vinculando-o aos entorpecentes localizados em um dos cômodos da casa", afirmou a juíza.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM