Cajazeiras recebe jogos do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas da Bahia até domingo

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Esporte

20 de setembro de 2024 às 21h02

 | 

Foto: Wuiga Rubini / GOVBA

Imagem de Cajazeiras recebe jogos do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas da Bahia até domingo

Dribles, belas jogadas e muita disputa. Assim foi o jogo entre a Associação dos Atletas Baianos com Necessidades Especiais (AABANE) e Associação Metropolitana Poliesportiva de Dias D'Ávila (AMPDD), na abertura do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas (BCR) Bahia, nesta sexta-feira (20). O placar foi AMPDD 36 x 29 AABANE. A competição acontece até domingo (22), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. 

A ação integra a programação do 'Setembro Verde', mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência. O evento esportivo é organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Federação Baiana de Basketball.

“Há seis anos a competição não acontece aqui, em Salvador. Então, nós buscamos readaptar, tornar os espaços do Governo do Estado mais acessíveis, e dar vez a pessoa com deficiência, para mostrarem que são capazes de executar atividades esportivas, como temos, aqui, um basquete de alto rendimento”, pontuou o coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Aldemare Júnior, destacando a importância de fomentar a inclusão da pessoa com deficiência através do esporte.

Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas | Fotos: Wuiga Rubini / GOVBA

Para participar dos jogos, são utilizadas cadeiras especiais, montadas de acordo com as necessidades de cada atleta. O foco é visibilizar o paradesporto.

“A importância do campeonato é a visibilidade. Na verdade, a gente agrega muito no esporte, em termos de saúde, fisicamente, e, também, vai agregar na visibilidade. A gente viaja, sai, se distrai um pouco, não fica muito preso à deficiência ou até mesmo àquela dificuldade que a gente traz”, explica Maicon Brito, que defende as cores da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), de Jequié.

Até domingo, 60 atletas masculinos e femininos, distribuídos em cinco equipes de basquete em cadeira de rodas de Itabuna, Jequié, Dias D’Ávila, Feira de Santana e da capital baiana, disputam dez partidas. Neste mesmo dia, serão entregues as medalhas e troféus aos vencedores.

“São várias cidades da Bahia que estão vindo para Salvador para jogar o Campeonato Baiano. A interação entre nós é a melhor coisa que tem”, conta Fábio Santos, jogador representante da AABANE.

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM