Ibametro inicia nesta segunda a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis

Foto de null

Bahia

26 de setembro de 2016 às 13h13

 | 

Foto: 

Imagem de Ibametro inicia nesta segunda a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis

Resultado de imagem para Ibametro inicia hoje a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantisOs brinquedos, para serem vendidos no mercado brasileiro, devem ter o selo do Inmetro, por ser um produto de certificação compulsória. O selo atesta que o produto passou por testes diversos, em laboratório, para análise de possíveis riscos às crianças e que é seguro. Mesmo assim os brinquedos respondem por 16% dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2015. Como parte do enfrentamento desta realidade, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, realiza de hoje, 26, até sexta-feira, 30, a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis.  O objetivo é retirar do mercado os produtos considerados perigosos. 
A operação percorre estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas, na capital e interior do Estado. A ação integra a programação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). “Testes do Inmetro para avaliar os riscos à segurança das crianças verificaram brinquedos com a presença de metais pesados em sua composição, como chumbo e tintas tóxicas, ou contendo partes pequenas que podem ser engolidas, entre outros” alerta o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.
 
Os itens-alvo da Operação Criança Segura: Além de brinquedos diversos e bicicletas infantis, equipamentos utilizados para transporte de crianças tais como carrinhos de bebê e cadeirinhas de retenção utilizadas para a segurança em veículos, e ainda berços infantis. Todos esses produtos devem atender a requisitos da certificação compulsória.

Seminário Criança Segura: o evento é organizado conjuntamente por diversos órgãos públicos e acontecerá no dia 11 de outubro, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Rua Pedro Lessa, Nº 123, 1º Andar, Canela).
Penalidades previstas: Os produtos irregulares serão apreendidos e os estabelecimentos autuados terão dez dias para apresentar a defesa, estando sujeitos a multa que pode chegar a R$1,5 milhão.

Fonte: Ascom – Ibametro

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM