Veja o que o Bahia precisa fazer para conquistar o acesso

Foto de null

Bahia

25 de outubro de 2016 às 15h05

 | 

Foto: 

Imagem de Veja o que o Bahia precisa fazer para conquistar o acesso

Frustração, revolta, tristeza, decepção. Foram muitos os sentimentos do torcedor tricolor no final de semana. O Bahia só dependia dele para entrar no G4, mas empatou em 1x1 com o Oeste, sábado, em Barueri-SP. O tropeço custou caro e fez o time cair uma posição na tabela. Com 50 pontos, é 6º colocado na Série B. 

Se os números às vezes desanimam, eles também mantêm a esperança. De acordo com o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as probabilidades no futebol, o Bahia tem 24,1% de chance de voltar à Série A. O tricolor tem, inclusive, nova chance de entrar no G4 já na próxima rodada, mas não depende apenas dele. 

Para isso, precisa vencer o Ceará, sábado (29), às 16h, na Fonte Nova, e torcer por tropeços de Londrina e Náutico. Os dois jogam um dia antes. A equipe paranaense visita o Criciúma, e a pernambucana recebe o líder Atlético-GO.

Em 2013, o quarto colocado Figueirense subiu com 60 pontos. Em 2014, o Avaí precisou de 62. No ano passado, a linha de corte foi mais alta. O América-MG subiu com 65. De acordo com os matemáticos da UFMG, o time que fizer 67 pontos nesta temporada está garantido na Série A 2017. Para alcançar essa pontuação, o Bahia teria que ganhar os seis jogos restantes.

Essa é a pontuação 100% segura, mas os matemáticos indicam que 63 pontos dão 95% de chance de subir. Para isso, será necessário vencer quatro jogos e empatar um. Com 64 pontos, a chance é de 99%.

Seja qual for o número, uma coisa é certa: só ganhar em casa não serve. Os três jogos na Fonte levam a no máximo 59 pontos. O Bahia precisa ganhar pelo menos um como visitante, além de empatar um ou dois. Na mesma sequência restante, mas no primeiro turno, o Esquadrão somou só sete pontos.


Levando em consideração que o líder Atlético-GO e o vice Vasco já estão com o acesso encaminhado, seis times disputam duas vagas: Bahia, Avaí, Londrina, Náutico, CRB e Ceará. Criciúma, Luverdense, Brasil de Pelotas e Vila Nova ainda estão na briga, mas com chances remotas.

O Bahia tem dois confrontos diretos pela frente. Além do Ceará, em casa, visita o Atlético-GO na última rodada. Assim como o tricolor, Londrina e Ceará terão dois confrontos diretos. Nesse quesito, Avaí e Náutico têm o caminho mais difícil, já que ainda se batem com três rivais que brigam pelo acesso. O CRB só tem um confronto direto.

EXEMPLOS A SEGUIR 
As temporadas passadas trazem exemplos de times que reagiram nas últimas seis rodadas e comemoraram o acesso. Em 2013, o Figueirense conquistou 14 pontos entre a 33ª e a 38ª rodadas e saltou do 10º para o 4º lugar.

No ano passado, o Santa Cruz ocupava a mesma posição do Bahia agora (6º) e ainda tinha um ponto a menos. Venceu os seis últimos jogos e subiu festejando o vice-campeonato, com 67 pontos. 

Reprodução/Correio24h

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM