Mutirão de Cirurgias já realizou mais de duas mil cirurgias pelo interior da Bahia

Foto de null

Bahia

01 de novembro de 2016 às 11h14

 | 

Foto: 

Imagem de Mutirão de Cirurgias já realizou mais de duas mil cirurgias pelo interior da Bahia

mutirão

Desde o início das atividades, em setembro deste ano, 2.107 pacientes com idades entre 14 e 65 anos já foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab). Vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras, a iniciativa já beneficiou habitantes de cem municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari, em menos de dois meses. Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é de que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão. De acordo com a coordenadora do projeto, Paloma Protásio, os atendimentos vêm sendo realizados em ritmo crescente, com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos procedimentos médicos. “Estamos com uma expectativa muito positiva. A lista é grande, mas a gente tem conseguido superar a expectativa, muito por conta da demanda espontânea. A gente está ultrapassando o que está na lista única, em relação aos dias de oferta do serviço em cada município. Quem está sendo direcionado para o mutirão está tendo o problema resolvido”, destacou Protásio. 

A empregada doméstica, Irene Conceição de Jesus, de 38 anos, recorreu ao Mutirão para a retirada de um mioma, após conviver com dores e sangramento durante quase dois anos. Segundo a paciente, a cirurgia garantiu o fim do sofrimento. “Quando comecei a sentir as dores procurei saber o que eu tinha e fui diagnosticada com um problema de mioma. Precisei fazer a cirurgia e não estava conseguindo fazer, o que começou a comprometer até o meu trabalho. Foi durante essa situação que Deus me abençoou e eu fiquei sabendo do mutirão. Fiz a cirurgia, foi rápida e me curou. Estou com saúde e vindo de tempos em tempos ao Hospital Geral de Camaçari para fazer revisão”, explica Irene. 

Também moradora de Camaçari, a comerciante Sandra Ramos, 46 anos, levou menos de um mês para ser atendida. Antes de ser submetida aos exames pré-operatórios nas unidades móveis do Mutirão, a paciente havia tentado utilizar os serviços pela iniciativa privada, mas o alto custo a impediu de realizar a cirurgia. “É muito caro. Não tinha condições de fazer a cirurgia nos hospitais particulares. Procurei muito para tentar resolver meu problema. Minha sorte foi ter ouvido no rádio sobre o Mutirão de Cirurgias eletivas. Levei pouco tempo para fazer todo o procedimento para retirar a vesícula”, conta Sandra. 

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de quatro mil atendimentos em dois meses de serviço. O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar. 

Os atendimentos médicos estão sendo realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Os municípios de Valença, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna já estão em fase de cirurgias. s próximas cidades a serem contempladas com o mutirão são Ruy Barbosa (nos dias 9, 10 e 11 de novembro) e Santo Antônio de Jesus (de 28 de novembro a 2 de dezembro).

Fonte: Secom

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM