Cadê os 48? TCM multa presidente da Câmara por excesso de cargos comissionados

Foto de null

Política

04 de novembro de 2016 às 08h47

 | 

Foto: 

Imagem de Cadê os 48? TCM multa presidente da Câmara por excesso de cargos comissionados

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou nesta quinta-feira (03) pela aplicação de multa de R$ 4 mil contra o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara (PSDB-BA). Segundo o TCM, o vereador não promoveu a redução no número de cargos comissionados no Legislativo da cidade. Apesar de não ter sido o responsável pela criação dos cargos, o gestor recebeu a multa, vez que admitiu ter conhecimento da determinação emitida pelo TCM e, mesmo assim, deu continuidade ao preenchimento dos referidos cargos.

A decisão ainda cabe recurso. De acordo com a Inspetoria Regional do TCM, após análise de processos de pagamento relativos ao exercício de 2014, houve uma "discrepância no quantitativo de cargos em comissionados e efetivos", uma vez que foram contratados 979 funcionários para exercer cargos em comissão, representando 78,82% do total de funcionários da Câmara Municipal.

Em sua defesa, Paulo Câmara disse que, durante a sua gestão, conduziu uma redução significativa do número de cargos comissionados, passando do total de 979 em maio de 2014, para o total de 908 em setembro de 2015. Ainda de acordo com o presidente da Casa, a exorbitância de cargos comissionados se daria exclusivamente em razão dos cargos de Assessores Parlamentares, que seriam substanciais em razão da própria estrutura e funcionamento do Poder Legislativo.

Entretanto, o TCM afirmou que a quantidade de cargos reduzidos pelo gestor não foi capaz de promover um equilíbrio entre comissionados e efetivos. Desta foram, o Ministério Público de Contas se manifestou para que seja feita nova recomendação ao gestor, visando a diminuição dessa desproporção.

De acordo com o regimento interno, cada vereador tem disponível 20 cargos comissionados por gabinete, resultando em 860 cargos comissionados em toda a Casa. No entanto, de acordo com a defesa do vereador, desde setembro do ano passado, são 908 referidos cargos. Onde estariam estes outros 48, Câmara?

Reprodução: Metro1

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM